"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Espírito Santo aparece desde o princípio na obra da criação.

Gênesis 1: 2
 “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.

Embora estejamos, ainda, no final do ano de 2020 e últimos dias do mês de Dezembro, este e os próximos três comentários são referentes à lição de número um do ano letivo de 2021, primeiro trimestre. De antemão quero adverti-los, como sempre faço, de que o estudo deste trimestre requer dos que se interessarem pelo assunto um conhecimento sólido sobre a pessoa do Espírito Santo. Perceba que dissemos “sólido” e não “profundo”, pois, mesmo que não tenhamos o conhecimento profundo a respeito do assunto, aquilo que sabemos deve estar solidificado nas doutrinas bíblicas. Sendo assim, aproveitemos a singular oportunidade de aperfeiçoar e aprofundar nosso conhecimento sobre Aquele que realiza uma indispensável obra para a salvação do homem – o Espírito Santo.

É bem provável que existam alguns crentes que não veem nenhuma necessidade de se inteirarem sobre alguns assuntos da Bíblia, por exemplo, o assunto deste trimestre. Gostamos sempre de deixar bem esclarecido que não estar inteirado de alguns assuntos das doutrinas bíblicas, pode até não influenciar em nada na nossa salvação, todavia, ignorar deliberadamente algumas verdades da Sagrada Escritura, nos conduz a viver como o filho mais velho (da parábola do filho pródigo) que ficou em casa, ele esteve o tempo dentro de casa, mas, não usufruiu (por ignorância) das bênçãos que estavam totalmente ao seu dispor. Como sempre ensino, A Canaã terrestre é para ser conquistada e desfrutada aqui neste mundo, por isso, aproveitemos esse incomparável início de ano com esta deslumbrante lição e estreitemos nossa relação com o Espírito Santo de Deus.

Todavia, ao começarmos nosso estudo sobre a pessoa e a atuação do Espírito Santo, é importante que tenhamos atitudes apropriadas. Jamais devemos esquecer que os mistérios que envolvem a Palavra de Deus não podem ser decifrados, antes, eles são revelados. Revelados a quem? Revelado aos que reverente e humildemente se aproximam com o fim de se relacionarem mais intimamente com Deus. E, para alcançarmos isso, é imprescindível a observação de alguns critérios, tais como:

Orar para que o Espírito Santo nos ensine – “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”;
Submeter-nos às Escrituras como a nossa única regra de fé e prática. Especialmente no estudo da obra do Espírito Santo aonde muitos têm feito de sua própria experiência a autoridade final. Outros afirmam, em nome do Espírito Santo de Deus, terem recebido revelações extra Bíblicas – “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens”;
Desejar crescer espiritualmente, enquanto aprendemos. O conhecimento, sozinho, apenas produzirá orgulho. É triste pensar que alguns possam estudar sobre o Espírito Santo, e, no entanto, não estão cheios do Espírito Santo e as suas vidas não produzem os frutos do Espírito – “A ciência incha, mas o amor edifica”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Apostila Doutrina do Espírito Santo – Pr Mateus Duarte (FEST)

Compartilhar

2 thoughts on “O Espírito Santo aparece desde o princípio na obra da criação.

  • Leandra Alves da Silva

    A paz
    Amém, graças a Deus por mais um trimestre abençoado
    Deus continue te abençoando nas suas postagens

    Resposta
  • Que este trimestre nós traga muitas lições para o nosso elevo espiritual e que possamos juntos com o Espírito Santo continuar crescendo na graça e no conhecimento de Cristo… desejo a todos os amados um ótimo estudo sobre a pessoa do Espírito Santo e um ótimo trimestre foco na EBD.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.