"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 03/ 1ºtrim 2017, Terça-feira – O perigo da idolatria, das feitiçarias e das inimizades.

Gálatas 5:20a
Idolatria, feitiçarias

 

Seguindo a lista das obras perversas da carne, agora, nos deparamos com um grupo de duas obras que podem ser caracterizadas como sendo obras religiosas ou supersticiosas.
A idolatria nos nossos dias está dissimulada nos propósitos, pensamentos e coração de muita gente, usurpando o lugar de Deus, tornando-se um ídolo.
Idolatrar é reverenciar uma imagem ou um deus que essa imagem representa, e sempre estaremos idolatrando quando colocarmos qualquer coisa ou pessoa acima de Deus. Devemos adorar a Deus, amar as pessoas e usar as coisas, mas, infelizmente, muitos usam as pessoas, amam a si mesmos e adoram as coisas, Deus fica completamente fora.

A feitiçaria (pharmakeia) tinha, inicialmente, fins farmacêuticos, com o passar dos tempos tornou-se uma arma perigosa nas mãos de pessoas más. Deus advertiu severamente Israel a não praticar, nem se envolver com quem pratica tal coisa. Paulo advertiu aos Gálatas desta prática por que os magos daquele tempo usavam os fármacos para efeitos maléficos. Mesmo sobre forte advertência isso não foi erradicado de dentro da igreja, pelo contrário, foi “cristianizado”, e hoje vemos muitos crentes tomando as famosas “garrafadas”.

Nos tempos de Paulo, havia uma oposição franca entre grupos raciais e culturais, gregos não se misturavam com bárbaros, e judeus não se misturavam com gentios, havia uma inimizade abertamente declarada entre eles. Paulo, então, esclarece que essas obras são da “carne”, e que sua origem está na inclinação natural em ter inimizade com Deus, sendo assim, um cristão verdadeiro deve deixar manifestar em si, as características do fruto do Espírito.
Devemos lembra que, quando em um cristão se desenvolve o FRUTO do Espírito, subsequentemente, se manifestará as características deste FRUTO, os quais, Paulo cita mais adiante na carta aos Gálatas.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.