Devocional lição 11/ 1ºtrim 2107, Segunda-feira – Temperança sobre o corpo.

Romanos 6:12
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências”.

A temperança, como virtude do fruto do Espírito, é o domínio próprio atuando na vida do crente. O crente temperante é aquele que exerce autocontrole sobre as paixões ou desejos desregrados da alma. Ao ser criado por Deus, o homem foi dotado de certas faculdades naturais imprescindíveis a sua sobrevivência, e entres elas, está a temperança ou domínio próprio. 

O homem foi criado cheio de energias mentais, físicas, emocionais e espirituais, que precisam ser devidamente usadas e controladas, para serem benéficas. Não é de admirar, portanto, que essa energia deve estar sob o controle do Espírito Santo. Aquele que permitir que o Espírito Santo o molde segundo a imagem de Jesus, desenvolverá domínio próprio em todas as áreas de sua vida. Faz parte do plano de Deus que, começando pela salvação, o crente seja levado a ter uma vida de autocontrole ou domínio próprio.

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente…

O domínio próprio, como fruto do Espírito Santo, consiste em renegar a impiedade e os prazeres pecaminosos.  A falta deste domínio nos leva a cometer excessos, tanto na vida física quanto na espiritual, e só teremos controle sobre os desejos desenfreados se estivermos em total sujeição e controle do Espírito Santo, mas para que isso ocorra nos é “necessário nascer de novo”.
Ter uma vida temperada ou viver com temperança, é ter uma vida totalmente equilibrada e moderada, e isso abrange sentimentos, emoções, comportamento e atitudes, tanto na vida física quanto na espiritual. É óbvio que, ao crente, existem determinadas coisas que são terminantemente proibidas, sobre as quais a temperança não se aplica.

Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar”.

A derrota de um homem está em não ter controle de si, dos seus desejos e das suas paixões.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

One thought on “Devocional lição 11/ 1ºtrim 2107, Segunda-feira – Temperança sobre o corpo.

  • 10 de março de 2017 em 16:08
    Permalink

    Por nós mesmos, não temos nenhum auto domínio, somente através da ação de Deus em nos conceder a salvação.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.