Devocional lição 01/ 2ºtrim 2017, Quinta-feira – O caráter é corrompido pelo pecado.

Gênesis 3:6-7
E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”.

Se este capítulo de Gênesis não estivesse na Bíblia, então, todo o resto da Bíblia não faria sentido algum. Isso porque o restante das Escrituras documenta as tristes consequências do pecado de Adão e explica o que Deus, em sua graça, fez para nos resgatar.
O registro de Gênesis três não é um mito. Se a queda do homem, na verdade, não ocorreu, então a fé cristã foi construída sobre fábulas, e não sobre fatos, e Jesus Cristo sofreu desnecessariamente na cruz.

A necessidade de crer em algo faz parte dos seres humanos; e, se não creem na verdade, então vão acabar acreditando em mentiras. Mas se creem em mentiras, terão de sofrer as consequências que sempre acompanham a decisão de rejeitar a verdade de Deus.
Os fatos dão início num ambiente harmonioso, de comunhão plena, pacífico, feliz e próspero. Nada poderia ser melhor que aquela condição de vida.
O diabo cumpriu, com êxito, o seu papel de tentador, Adão e Eva falharam na responsabilidade que estava sobre seus ombros. Eva justificou sua falha dizendo que tinha sido enganada e Adão justificou a sua, dizendo que tinha comido do que sua mulher o havia dado, ou seja, se estava nas mãos da sua mulher não podia ser algo ruim.
Sabemos o motivo de Eva ter sucumbido à tentação, ela foi atraída pela “concupiscência da carne”, “concupiscência dos olhos” e pela “soberba da vida”, mas, e Adão? Por que Adão pecou deliberadamente, quando sabia que o que fazia era contrário à vontade de Deus? Não quero fazer especulações a respeito do que não está escrito na Bíblia, contudo, provavelmente Adão viu a mudança em Eva e percebeu que a vida da mulher não era mais a mesma. Adão fez uma escolha, e ele optou por desobedecer a Deus e ficar com a esposa que, sem dúvida, amava. Adão fez uma escolha, a escolha errada, e a humanidade tem sofrido desde então.

A vergonha, o medo e a culpa transformaram o ser interior de Adão e Eva a ponto de não poderem mais se deleitar com o maravilhoso jardim onde viviam. Agora, todo aquele ambiente harmonioso, pacífico, feliz, próspero e de plena comunhão, transformou-se em “coisas” a serem usadas para que os dois pecadores assustados se escondessem de Deus.

O grande problema no processo da queda é a “cauterização da consciência”. Isso ocorre quando se pratica o que é errado e não se percebe mais, que é errado. Quando as pessoas não se envergonham mais de seus pecados, seu caráter está praticamente extinto. Os pecados que costumavam ser cometidos ocultos pela escuridão, agora são exibidos abertamente em filmes e na televisão e, quando as pessoas protestam, são chamadas de “retrógrados”.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.