"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 13/ 2º trim 2017, Quarta-feira – Jesus, o Unigênito do Pai.

João 1:14
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade

Quando dizemos que um ser torna-se “encarnado”, queremos dizer que alguém de uma natureza diferente da natureza do homem, assume a aparência do homem ou se torna um homem. Aqui, se entende que “o Verbo”, ou a segunda pessoa da Triunidade, a quem João acabara de revelar ser Ele igual a Deus, se tornou um homem, ou foi unido com o homem: Jesus de Nazaré. 

“… Mas preparaste um corpo para mim” (Hb 10:5 – NTLH)

A expressão “se fez carne”, não indica simplesmente que Ele era carne, mas que Ele foi feito carne, o que implica que ele teve uma pré-existência. E, toda as Escrituras estão em conformidade com esta palavra de João. A expressão, então, significa que Ele se tornou um homem, e que Ele se fez assim pelo poder de Deus Pai, por dar-lhe um corpo. Não pode significar que a natureza divina foi “alterada” pela humana, pois não podia ser, mas isso significa que a “Palavra”, torna-se tão intimamente unida a Jesus que se pode dizer que a “Palavra”, “se tornou” ou “era” um homem, assim como a alma se torna tão unida ao corpo que nós podemos dizer que é uma pessoa ou um homem.

O objetivo de João é provar que “a Palavra” se tornou “encarnada”. Para fazer isso ele usa várias evidências. Uma delas era que Ele “viveu” entre eles; viajou com eles, comeu, bebeu, dormiu, e esteve com eles em forma física; de maneira que “A Palavra da vida, que existiu desde a criação do mundo. Nós a ouvimos e com os nossos próprios olhos a vimos. De fato, nós a vimos, e as nossas mãos tocaram nela”. E, quando João diz que ele “tabernaculou” entre eles, ele quer dizer que Ele estava com eles como um amigo e como um membro de uma família, com quem eles tiveram a oportunidade de se familiarizar, e não poderia estar enganado em supor que “Ele era realmente um homem. ”

A expressão “UNIGÊNITO do PAI”, significa que Jesus é o único e exclusivo Filho de Deus. A ênfase da palavra “unigênito”, denota que Jesus é único em espécie e, em relacionamento com Deus. Jesus é diferente de todos aqueles que são crentes, os quais são chamados de “filhos de Deus”.
Antes de se revelar a humanidade, o Unigênito Verbo era conhecido somente através das manifestações teofânicas. Eram “aparições” esporádicas e ocasionais, e que em muitas vezes não eram compreendidas, e havia um intermediador entre os homens e Deus: o sacerdote. Após a encarnação do Verbo Unigênito, o homem pôde conhecer a Deus em sua plenitude, pois Ele se tornou visível e tangível na pessoa do Filho Unigênito, Jesus Cristo.

Jesus é o modelo do que devemos nos tornar. Ele nos mostrou como devemos viver, bem como nos capacita para trilhar esse caminho de perfeição. Jesus como modelo supremo de caráter nos permite perceber como Deus pensa e, por conseguinte, como devemos pensar.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.