"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 01/ 3º trimestre 2017, Terça-feira – As Escrituras inspiradas por Deus dizem respeito ao Antigo e ao Novo Testamento.

II Pedro 3:2
Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos

Um número muito pequeno de livros sobrevive além de um quarto de século, e uma porcentagem ainda menor dura um século, e uma porção quase insignificante dura mil anos. Entendamos a “sobrevivência” de um livro, como em manter-se atualizado e útil. A Bíblia, porém, tem sobrevivido em circunstâncias adversas, sem sofrer qualquer alteração. No ano 303 A.D. o imperador Dioclécio decretou que todos os exemplares da Bíblia fossem queimados. A Bíblia Sagrada ocupa o primeiro lugar do ranking há cerca de 50 anos, e desde então permanece como o livro mais lido e vendido de todos os tempos. Foram espalhadas cerca de 3,9 bilhões de cópias pelo mundo, sendo traduzida em mais de 3 mil idiomas e dialetos. 

Mas o que torna a Bíblia o objeto mais procurado de todos os tempos? O que faz dela objeto de curiosidade, para tantos estudiosos? O que tem a Bíblia que os outros livros não têm? A resposta é bem simples: A sua NATUREZA. A Bíblia é essencialmente DIVINA.

Ela é superior: Ela é superior a qualquer outro livro do mundo. O mundo, com sua sabedoria e vasto acúmulo de conhecimento nunca foi capaz de produzir um livro que chegue perto de se comparar a Bíblia.
É um livro honesto: Pois revela fatos sobre a corrupção humana, fatos que a natureza humana teria interesse em acobertar.
É um livro harmonioso: Pois embora tenha sido escrito por uns quarenta autores diferentes, por um período de 1.600 anos, ela revela ser um livro único que expressa um só sistema doutrinário e um só padrão moral, coerentes e sem contradições.

O Alcorão, o Livro dos Mórmons, o Zenda Avesta, os Clássicos de Confúncio, todos tiveram influência no mundo. Estes, porém, conduziram a uma idéia apagada de Deus e do pecado, ao ponto de ignorá-los. A Bíblia, porém, tem produzido altos resultados em todas as esferas da vida: na arte, na arquitetura, na literatura, na música, na política, na ciência etc. O que a torna o livro que mais influencia o ser humano.

O homem é incapaz por sua própria força e intelecto descobrir que: Precisa ser salvo, pode ser salvo, como pode ser salvo e que há salvação. Somente a revelação bíblica pode desvendar estes mistérios eternos. A experiência do homem tem demonstrado que a tendência da natureza humana é degenerar-se e seu caminho ascendente se sustêm unicamente quando é voltado para cima em comunicação direta com a revelação de Deus. Revelação que somente é alcançada através da Palavra de Deus.

A própria Bíblia expressa sua infalibilidade, reivindicando autoridade. Nenhum outro livro ousa fazê-lo. Encontramos essa reivindicação nas seguintes expressões: “Disse o Senhor a Moisés”; “O Senhor é quem fala”; “Disse o Senhor a Isaías”; “Assim diz o Senhor”; “Palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor”; “Veio expressamente a Palavra do Senhor a Ezequiel”; “Palavra do Senhor que foi dirigida a Oséias”; “Palavra do Senhor que foi dirigida a Joel”, etc. Expressões como estas são encontradas mais de 3.800 vezes no Velho Testamento. Portanto o A.T. afirma ser a revelação de Deus, e essa mesma reivindicação faz o Novo Testamento: “Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor”.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Fonte: Bibliologia / Teologia Sistemática

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.