Devocional lição 01 / 4º Trim 2017, Quarta-feira – O plano de salvação para a humanidade.

Resultado de imagem para plano de salvaçãoGênesis 12: 3
E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra

 

 

Grandes vidas são moldadas por grandes promessas” (J. Parker)
 Deus falou a Abraão e disse o que faria para ele e por meio dele, se ele confiasse e obedecesse. A fé não se baseia em sentimentos, apesar de, sem dúvida, as emoções fazerem parte da experiência de fé em certas ocasiões. A verdadeira fé baseia-se na Palavra de Deus. A aliança de Deus concedeu-lhe a fé e as forças de que precisavam para uma vida toda de peregrinação.    

Apesar de todos os fatos da história se desencadearem numa sequência lógica, na mente e aos olhos de Deus eles foram determinados simultaneamente. Claro que não foram determinados aleatoriamente, mas seguem um curso que somente Deus conhece. O propósito de Deus em salvar a humanidade não foi embutido na história, mas a história foi criada para que a promessa de salvar o homem seja cumprida. Desta forma, um plano para salvar a humanidade já estava elaborado, e, no momento imediato a queda, Deus o coloca em execução, com isso, em todo o Antigo Testamento esse plano foi predito, nos evangelhos foi manifestado e consumado, em Atos e nas cartas apostólicas foi anunciado ao mundo e, finalmente, no Apocalipse será plenamente cumprido.

A despeito de muitos enfatizarem a ordem de Jesus para que a igreja saia a pregar o evangelho, seja o marco inicial de missões, podemos depreender que Deus incumbiu Abraão de tal missão, não de pregar o evangelho, mas de anunciar a YHWH como sendo o único Deus aos povos vizinhos. Deus não deu a Abraão motivos ou explicações. Deu-lhe, simplesmente, uma promessa: “Te mostrarei […] de ti farei […] te abençoarei […] abençoarei os que te abençoarem“. Deus prometeu mostrar-lhe uma terra, fazer dele uma grande nação e usar essa nação para abençoar o mundo todo. Deus nos abençoa para que possamos ser uma bênção para outros, e Sua grande preocupação é que o mundo todo seja abençoado. Ele nos salvou para que possamos testemunhar do seu poder em transformar vidas.

Não somos salvos ao fazer promessas a Deus. Somos salvos ao crer nas promessas de Deus. A maneira como nós respondemos às promessas de Deus determina aquilo que Ele fará em nossa vida.  Quando Deus faz uma aliança, entra num acordo e compromete-se a cumprir suas promessas. Trata-se de um ato da mais pura graça.         

Deus te abençoe
Graça e Paz        

Compartilhar

Erivelton

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 thoughts on “Devocional lição 01 / 4º Trim 2017, Quarta-feira – O plano de salvação para a humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.