"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 05 / 4º Trim 2017, Terça-feira – Blasfemado por nossa causa.

Resultado de imagem para na cruzMarcos 27: 39-40
E os que passavam blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Tu, que destróis o templo e, em três dias, o reedificas, salva-te a ti mesmo; se és o Filho de Deus, desce da cruz

Se existe alguém na terra que conhece profundamente a Jesus, este ser é Satanás. Creio que, e isso falo pela interpretação bíblica, ele nunca desejou matar Jesus, quando adulto. Mesmo porque, ele sempre teve conhecimento, de que não pode, em hipótese alguma, derrotar Deus. Mas, na hora em que ele viu o Filho encarnado, tentou desesperadamente seduzir o Jesus Homem a desistir ou a desobedecer ao Pai. A proposta dele era a de Jesus cumprir aquilo para o que foi enviado, mas que Jesus não precisava passar pelo processo como Deus Pai havia determinado. 

Satanás sabia quem era Jesus desde o seu nascimento. Pelas profecias, ele vigiou diligentemente, e assim que, o menino nasceu ele começou a sua perseguição. O primeiro plano era matar o menino, mas ele percebeu que o menino estava guardado por Deus e seus pais. Talvez, Satanás vendo que a infância, adolescência e juventude de Jesus, se desenvolvia da mesma forma que a de outra pessoa comum, e, não percebendo nada de “anormal”, tenha pensado que aquele não era o Messias esperado. Claro que isso é apenas uma divagação, porque na verdade, Satanás não tentou nada contra a vida de Jesus até a tentação no deserto, por que Deus não lhe tinha permitido. Crendo você ou não, até o diabo só faz aquilo que Deus permite.

Quando Jesus foi tentado no deserto, o que o diabo propôs foi o Senhor Jesus tomar um atalho para que pudesse cumprir com Sua missão. Claro que ele não sabia qual o processo pelo qual Jesus iria passar, mas fingia saber. E o argumento usado pelo diabo era convincente, e o que ele falava soava como verdade. Em outras palavras estava dizendo (mesmo sem saber o que era) que o processo pelo qual Jesus passaria era penoso e doloroso e inútil, e que Jesus não precisava desobedecer a Deus, ou seja, você pode fazer a vontade de Deus, mas não precisa passar pelo processo determinado por Ele. A política do diabo é: Não interessa os meios utilizados, o que importa para Deus é que o objetivo seja alcançado. Em relação a Deus, ele está corretíssimo, mas quando se trata dos filhos de Deus, nosso Pai não só visa o objetivo, mas também determina os meios para alcançar tal objetivo.

Se existe alguém, abaixo de Deus, que conhece o homem muito bem, esse alguém é Satanás. Apesar do seu conhecimento em relação ao homem ser limitado, ele com sua sagacidade e astúcia consegue prever nossas reações diante de certas circunstâncias. A relação que ele mantém com o “mundo” é amigável. Ele tem induzido o homem a realizar tudo quanto ele tem desejado. Em todas as suas intenções, um só objetivo é buscado: AFRONTAR O DEUS ALTÍSSIMO. E não há objeto melhor para afrontar Deus do que o homem.

Tentar Jesus na cruz foi um ato de desespero. Na história que Deus escreveu, o diabo não pode interferir deliberadamente, ele precisa estar devidamente autorizado por Deus. Ele não podia arrancar Jesus da cruz. Ele não podia destruir a cruz. Ele, tampouco, podia impedir os algozes de Jesus de maltratá-Lo. Desesperadamente, ele começa a provocar Jesus: Você é Deus! Você não precisa suportar isso dessas pessoas. Põe um fim nisso agora! É inútil se sacrificar, ninguém via entender e aceitar seu sacrifício. Esse projeto de Deus está errado. Desce dessa cruz Jesus!

Quero terminar por aqui. E termino com a seguinte pergunta: Quando você olha para a cruz de Jesus, o que você vê?

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.