"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Uma alma devotada em bendizer ao Senhor.

Salmo 103: 1-2
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.”

Em tudo aquilo que o Senhor Deus realiza em benefício do homem, seja em que esfera for, Ele o faz sem esperar reconhecimento, gratidão ou reciprocidade. Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que o temem, proporcionando, assim, uma vida de paz com o Deus de paz.

Davi expressa, neste Salmo, o pleno reconhecimento e experiências pessoais e coletivas da bondade de Deus. E, como que uma convocação, ele chama a todos os seres criados – anjos, homens e toda obra criada, a exaltar, bendizer e glorificar o NOME de DEUS.

Nos primeiros cinco versículos, Davi expressa a adoração de forma pessoal. O crente, individualmente, jamais deve se esquecer do louvor, honra e glória ao nome de seu Deus. O louvor deve ser motivado pela magnitude de Deus e, não apenas por Suas realizações, contudo se realmente queremos louvar o nosso Deus somente por suas realizações, então que, em momento algum de nossos dias nesta terra, falte um louvor a Ele, pois as suas obras em benefício de nossas vidas, foram realizadas muito antes de nascermos ou por que não dizer que foram realizadas antes do mundo ser criado.

Deus não deseja ser ovacionado pelo mundo, mas espera ser honrado pelos seus. Honrar a Deus como forma de louvor e adoração não é o mero reconhecimento da sua grandeza e poder, implica em reconhecer e ter uma vida prática de maneira que a honra seja muito mais que engrandecer, enobrecer e dignificar a Deus. Honrar é também manter-se fiel a Ele, estar orgulhoso e digno de poder servi-Lo, submisso à Sua vontade e obediente a voz de Deus.

Davi, neste Salmo, conclama para que tudo o que há nele, todos os seus atributos morais e físicos, bem como suas faculdades intelectuais e espirituais, se unam em louvor a Deus por todos os seus benefícios. Perdão, poder para cura, proteção da vida, provisão para cada necessidade e promessa para o futuro estão incluídos nesses benefícios. De maneira apropriada, o perdão é mencionado primeiro, como a maior bênção de Deus para a alma pecadora. A cura de todas as tuas enfermidades, expressão dirigida à alma, bem pode estar associada a todas as enfermidades espirituais. Mas também está incluída a cura do corpo.

O comentário de Agostinho a respeito dessas palavras é memorável: “Mesmo quando o pecado é perdoado, tu continuas com um corpo enfermo. […] A morte ainda não foi tragada pela vitória, essa corrupção ainda não ressuscitou em incorrupção, e a alma é assolada por paixões e tentações […] [Mas] tuas enfermidades serão todas curadas. Não duvides disso. Elas são grandes, tu dirás: Mas o médico é maior. Para o Médico onipotente não há doença incurável. Apesar do teu sofrimento, não afastes a mão dele. Ele sabe o que está fazendo […] Um médico humano pode errar. Por quê? Porque ele não foi o criador daquilo que ele se propõe a curar. Deus fez o teu corpo. Deus fez a tua alma. Ele sabe como reformar aquilo que Ele formou. Apenas aquieta-te debaixo da mão do Médico […] Põe-te debaixo da mão dele, ó alma que o bendiz, não esquecendo de todos os seus benefícios; porque Ele sara todas as tuas enfermidades”.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
Comentário Bíblico Beacon

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 thoughts on “Uma alma devotada em bendizer ao Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.