"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

As sete coisas às quais devemos resistir porque Deus as aborrece.

Provérbios 6: 16-19
Estas seis coisas aborrece o SENHOR, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal, e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”

Como disse anteriormente, estamos arregimentados para uma batalha que só findará no juízo final, embora, para nós, os fiéis soldados de Cristo, esta batalha se encerrará com o arrebatamento da igreja.

No que diz respeito a nossa batalha particular, nos esforçamos diariamente para alcançar o padrão prescrito por Deus, pois, como bem escreveu Paulo, nossa maior e mais ferrenha batalha é travada nosso mais profundo do nosso íntimo. “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”, em alguns casos os combates serão contra os espíritos imundos, mas em outros, seremos forçados a enfrentar nós mesmos.

Quando o Senhor Deus estabelece um padrão de vida para seus filhos, Ele não quer que sejamos extremamente bons em apenas uma característica, mas que batalhemos para atingir, nem que seja o mínimo, todos os padrões estabelecidos. Conforme sempre falo, não vamos atingir a perfeição por nosso esforço, contudo, devemos estar, pelo menos, caminhando na direção disto.

Wiersbe escreveu que o Livro de Provérbios é um guia para a obtenção de sabedoria, contudo, ele ressalta que o primeiro passo para se obter sabedoria é a fé salvadora em Jesus Cristo. Também ressalta que a pessoa sábia dá ouvidos às instruções sábias, especialmente as que se encontram na Bíblia Sagrada. A Bíblia é o manancial inesgotável de instruções para todo aquele que se achega a Deus afim de agradá-Lo. Desta forma, todos os que estão próximos de Deus, estão ouvindo atentamente à sua voz e praticando, conforme a capacidade, tudo o que Ele pede.

Nesta seção do capítulo 6 do Livro de Provérbios, Salomão chama a atenção dos leitores acerca de sete coisas que Deus abomina e, todas elas são defeitos que adquirimos ao longo de nossa vida, claro, que esses defeitos são frutos do meio em que crescemos (família), embora existam as exceções. Ora, se esses defeitos foram adquiridos, isso significa que não são nossos e que devemos insistentemente combate-los por dois motivos primordiais: primeiro, por que aborrecem a Deus e, segundo, por que quando aborrecemos a Deus, Ele se afasta de nós, e assim, ficamos completamente vulneráveis e drasticamente indefesos as investidas de Satanás.

Orgulho, mentira, violência, coração cheio de perversidade, fofoca, falso testemunho e espírito contencioso são obras do diabo e contra elas devemos fazer enérgica oposição. Estejamos atentos para não nos enlevarmos com essas coisas e assim aborrecermos o nosso Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Comentário Bíblico Expositivo do Velho Testamento – W. W. Wiersbe

Compartilhar

One thought on “As sete coisas às quais devemos resistir porque Deus as aborrece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.