"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A couraça e o capacete são armas espirituais no combate ao pecado

I Tessalonicenses 5: 8
Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e da caridade e tendo por capacete a esperança da salvação.”

É do conhecimento de todos que, a humanidade, sob o ponto de vista de Deus, está dividida em três seguimentos: a igreja, Israel e os gentios. Cada um deste seguimento receberá um julgamento específico e distinto. A igreja será julgada de uma forma; Israel de outra e os gentios de outra. Todavia, vou, neste devocional, focar apenas na igreja. quero despertar alguns que insistem em permanecer “dormindo” dentro das igrejas e, conduzir os que estão doentes ao lugar certo para obterem a cura.

A igreja se refere a todos os salvos de todos os tempos, contudo, a igreja é formada por pessoas que outrora eram gentios, ou seja, estávamos excluídos do plano salvífico de Deus – “A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou”. Aprouve a Deus e, isso foi uma decisão exclusivamente fundamentada na Sua graça, pois, não tínhamos e não temos mesmo depois de salvos, nada de bom para oferecer em troca ao favor recebido imerecidamente. A única coisa que Ele pede é que, tão somente, andemos em conformidade com Sua vontade.

“Somos do dia” é uma expressão que indica um estilo de vida no qual é revelado todo o querer de Deus. Nós vivemos sob a luz divina que ilumina integralmente nosso ser, em outras palavras, o que estamos dizendo é que aquele que agora vive em Cristo, tudo quanto ele fala, faz, pensa e sente é tão transparente quanto a luz. O crente verdadeiramente salvo, não pronuncia palavras ociosas; não comete injustiças; não pensa levianamente; e, os seus sentimentos são verdadeiros e sinceros. O crente não finge sentimentos. “Ser do dia” significa fazer tudo a todos dentro dos melhores padrões de moralidade e espiritualidade. Nós não temos nenhum motivo para ocultar os nossos atos. Ao contrário, os que andam nas trevas, procedem assim para que as suas obras não fiquem manifestas.

A sobriedade bíblica, não tem implicações diretas e estritas com o etilismo, em diversas situações ela tem aplicação a maneira de conduzirmos nossa vida. O sóbrio além de estar com todos os sentidos em plena atividade, ele está acima de tudo consciente. Tudo quanto é realizado por uma pessoa sóbria, é feito no mais completo estado de consciência. A pessoa sabe o que está fazendo; como está fazendo; e, porque está fazendo. Diante disto, ser sóbrio espiritualmente é estar realizando a obra de Deus, dentro dos padrões de Deus e porque isso é a vontade de Deus e, é também, realizar tudo no mais perfeito estado de lucidez sem perder o senso das coisas e ter que lançar mão de subterfúgios filosóficos e teóricos.

Por fim, tudo quanto fazemos em favor da obra de Deus, não tem por fim alcançar a salvação. Não é isto que Paulo nos está dizendo no texto. Antes, o que isso quer dizer é que tudo quanto realizamos é fruto da esperança que a salvação em Jesus Cristo nos proporciona.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.