Há um só Pastor.

Eclesiastes 12: 11
 “As palavras dos sábios são como aguilhões e como pregos bem-fixados pelos mestres das congregações, que nos foram dadas pelo único Pastor”.

Salomão afirma que tudo quanto ele escreveu no teve origem nele mesmo, mas que suas palavras foram inspiradas por Deus, o único Pastor. A inspiração foi o milagre especial do Espírito Santo que permitiu a homens de Deus escrever sua Palavra da forma como ele desejava que fosse escrita: completa e perfeita. As sábias palavras da verdade, provenientes do único Pastor divino agem como vara de aguilhão para nos conservar no caminho certo e como pregos para fixar a verdade em nossa mente. A Palavra de Deus, portanto, é muito mais valiosa do que todos os livros do saber humano.

O ministério de Pastor é o nosso assunto desta semana, e o nosso desejo é que, ao findar esse estudo, tanto aqueles que já exercem essa função como aos que tem pretensão em exercê-la, estejam plenamente conscientes da extrema responsabilidade que repousa sobre os ombros de um pastor. Biblicamente, pastor não é quem fica sentado num “trono” aveludado delegando ordens, antes, como estamos estudando, o termo “ministério”, biblicamente, é empregado no sentido de alguém que foi colocado para administrar o “rebanho” de Deus com seus serviços, isto é, o ministro, religiosamente falando, é alguém que presta serviço à igreja de Cristo.

No sentido bíblico os pastores são aqueles que dirigem a congregação local e cuidam das suas necessidades espirituais. Também são chamados “presbíteros” e “bispos” ou supervisores – “Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância”.

A tarefa do pastor é cuidar da sã doutrina, refutar a heresia, ensinar a Palavra de Deus e exercer a direção da igreja local, ser um exemplo da pureza e da sã doutrina – “Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós”, e esforçar-se no sentido de que todos os crentes permaneçam na graça divina – “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.

Lucas, no livro de Atos dos Apóstolos, assegura que é dever do pastor salvaguardar a verdade apostólica e o rebanho de Deus contra as falsas doutrinas e os falsos mestres que surgem dentro da igreja – “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho”.

Pastores são ministros que cuidam do rebanho, tendo como modelo Jesus, o Bom Pastor.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudos Pentecostal (Pág. 1756)

Compartilhar

One thought on “Há um só Pastor.

  • 27 de maio de 2021 em 08:49
    Permalink

    Maravilhosa PALAVRA E EXPLICAÇÃO

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.