"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Igreja Primitiva reconheceu e preservou os livros canônicos.

Efésios 2: 20
 “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina”.

Concluindo o conjunto de livros que compõe o Antigo Testamento, hoje apresentaremos a seção dos Livros Proféticos. Os livros proféticos registram as mensagens de Deus ao povo de Israel e Judá na forma de discursos ou sermões, visões e experiências da vida dos profetas que pregaram entre cerca de 750 e 450 a.C. Algumas das mensagens são de julgamento e advertência, enquanto outras anunciam o perdão e a renovação. Os Livros de Isaías, Jeremias e Ezequiel são chamados de “Profetas Maiores”, por causa da sua extensão. Os doze livros mais curtos que concluem essa seção são chamados de “Profetas Menores”, em contraste com os livros mais longos e não porque sua mensagem tenha menor importância.

O nome do Livro Isaías vem do grande profeta Isaías, que viveu em Jerusalém na segunda metade do século VIII a.C. O livro contém advertências quanto ao juízo de Deus sobre o povo de Judá, por causa da sua desobediência a Deus. Mas também traz mensagens de esperança que apontam para um rei futuro, descendente do rei Davi, que traria uma época de conforto e paz para todos os povos.

No seu Livro, Jeremias, antes de os babilônios destruírem Judá,  advertiu os reis, sacerdotes e o povo sobre o juízo iminente de Deus. Enquanto muitas dessas mensagens eram duras e perturbadoras, Jeremias também apontava para uma época em que Deus faria uma nova aliança com o seu povo escolhido. Jeremias, também, escreveu o Livro das Lamentações, esse livro é uma coleção de cinco poemas que lamentam a destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C. Embora o tom geral desse livro seja de tristeza, ele inclui uma mensagem inspiradora sobre o grande amor de Deus.

O Livro de Ezequiel recebeu o nome do profeta e sacerdote que viveu na Babilônia antes e depois da queda de Jerusalém em 586 a.C. Ele recebeu muitas mensagens por meio de visões e teve um dom para transmiti-las, de forma dramática e simbólica, tanto aos judeus exilados na Babilônia quanto às pessoas que ainda viviam em Jerusalém.

Segue-se agora a lista dos profetas menores e, para não enfadar os leitores, daremos o nome dos livros com seu tema principal.  No Livro de Daniel temos como tema principal a soberania de Deus em toda a história da humanidade; Oséias fala do julgamento Divino e do amor redentor de Deus; Joel fala do grande e terrível dia do Senhor; Amós fala da justiça, retidão e retribuição Divina pelo pecado; Obadias fala do juízo de Edom; Jonas fala da magnitude da misericórdia salvífica de Deus; Miquéias fala do juízo e salvação Messiânica; Naum fala da destruição iminente de Nínive; Habacuque fala do viver pela fé; Sofonias fala do dia do Senhor; Ageu fala da reedificação do Templo; Zacarias fala da conclusão do Templo e das promessas Messiânicas; e, por fim, Malaquias fala das acusações de Deus contra o judaísmo pós-exílico.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia do Semeador NTLH (Extraído e adaptado)
– Bíblia de Estudo Pentecostal.

Compartilhar

One thought on “A Igreja Primitiva reconheceu e preservou os livros canônicos.

  • Nazaré Cristina Teixeira Candido

    Amém, gratidão por esse valioso Ensino

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.