"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Tudo o que está escrito é verdadeiro e serve para o nosso ensino.

Romanos 15: 4
 “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança”.

Sem a menor sombra de dúvida, muitos de nós, provavelmente, temos uma história marcada por vários inícios e interrupções na leitura da Bíblia. Nos propusemos a começar, mas não perseveramos até concluir todo o Livro, e, às vezes, ficamos imaginando se realmente há a necessidade de nos ocuparmos consistentemente com os ensinos da Bíblia. Ler a Bíblia requer disciplina e, muitos de nós, temos lutado com a essa questão da disciplina na leitura e estudo da Bíblia. Portanto, vale a pena recomeçar, mas, não é continuar de onde paramos, é recomeçar literalmente, a ler e estudar a Bíblia de maneira consistente. A maior parte dos crentes sabe por intuição que vale a pena.

A Bíblia é a Palavra de Deus. O Deus que chamou o mundo à existência falou, sua verdade acerca da vida por meio da Bíblia, para que soubéssemos o que Ele pretende para este mundo e como podemos viver para seu renome. Ele nos chama para sermos “o povo da Palavra”, pessoas que são contra-culturais na maneira de abordar a vida. Desse modo, a Bíblia serve de fundamento para entendermos quem somos e o que devemos fazer neste mundo.

As sugestões que damos de como se deve ler a Bíblia não são regras infalíveis, antes são orientações para um melhor aproveitamento e fixação de tudo o que estudarmos nela. São sugestões que, se aplicarmos diariamente num tempo menor do que o “navegar” pela internet nas redes sociais, nos trarão, indubitavelmente, um beneficio maior e melhor para todas as esferas de nossa vida.

Uma questão crucial para todos os que estudam a Palavra de Deus é definirmos com sinceridade o que ela representa para nós. A parábola do semeador é um excelente parâmetro para revelar o poder que, de fato, a Palavra de Deus exerce sobre nós. Diz a parábola que algumas sementes caem no caminho pisado ao lado do campo; outras, em solo rochoso com pouca terra; várias delas caem entre os espinhos; mas outras, em solo fértil que oferece um bom ambiente para crescimento. Os vários lugares em que elas caem fornecem imagens do coração do homem (crentes e não crentes) ao ser confrontado com a Palavra de Deus.

Algumas pessoas têm o coração duro como uma trilha bem pisada. A Palavra de Deus não penetra nesses corações. Outras têm corações rasos que parecem abertos à Palavra de Deus. A Palavra vem e eles respondem, mas no momento em que as coisas ficam difíceis, as pressões da vida sobrepujam os princípios da Palavra de Deus e a vida espiritual murcha. Um terceiro tipo de pessoa se envolve com a Palavra de Deus num nível mais profundo, porém as preocupações e os desejos de coisas mundanas comprimem a Palavra, sufocando-a na vida da pessoa. Finalmente, há aqueles que recebem a Palavra com um coração semelhante a um campo bem arado. Esse é o quadro de uma pessoa inteiramente receptiva à Palavra de Deus, e a Palavra de Deus traz um crescimento exponencial à sua vida espiritual.

Erivelton Figueiredo

 Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Holman (Extraído e adaptado)

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.