"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Necessitamos do Espírito Santo para discernir as verdades bíblicas.

I João 5: 20
 “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”.

Um gravíssimo erro que muitos crentes cometem ao estudar a Palavra de Deus está na questão da interpretação. Muitas das vezes queremos interpretar a Bíblia segundo o nosso entendimento particular, dando aos textos bíblicos significados e aplicações em situações ou circunstancias que são incoerentes com o texto lido. Parece absurdo o que vamos escrever, mas, infelizmente é uma realidade em nosso meio (meio evangélico), algumas pessoas estão dando significado totalmente oposto ao que “literalmente” o texto está dizendo. Querem transformar em benção o que o próprio Deus está amaldiçoando.

Lembro-me de um irmão que, pregando sobre a passagem bíblica da “dracma” perdida, disse “com todas as letras” que aquela mulher “quis se aparecer” quando convidou as amigas para se alegrarem com ela. Ele insistiu na sua mensagem que não devemos convidar todos os irmãos para se alegrarem conosco, pois, amigos mesmos, são muitos poucos. O que ele estava querendo transmitir era que não devemos confiar em todas as pessoas dentro da igreja.

A Bíblia não é um livro de enigmas ou “xaradinhas” que estão dispostos em suas páginas para serem decifrados pelos mais espertos. Interpretar a Bíblia não tem nenhuma relação com nível intelectual. A interpretação bíblica no sentido de conhecer a vontade de Deus expressa nas páginas da Bíblia não pode ser alcançada em cursos ou faculdades. A interpretação da Bíblia, naquilo que é concernente ao propósito de Deus para o homem, não depende do quanto conhecemos sobre o hebraico ou grego. Se insistirmos em dizer que para entender o que Deus está falando nas páginas da Bíblia, dependerá do quanto conhecemos dos originais, então devemos admitir que são poucos, bem poucos, os que estão aptos para isso.

A interpretação correta e adequada dos textos bíblicos depende de um intérprete que conheça profundamente a mente de Deus e, entre os homens, não existe tal pessoa. Por isso, quando nos dispomos a estudar a Bíblia ou simplesmente fazermos a leitura diária proposta nas lições, devemos orar confessando nossa limitada condição e total inaptidão de entender e compreender os textos bíblicos. Devemos nos humilhar diante do Deus da Bíblia e pedir o auxilio do Espírito Santo nesta tão importante tarefa.

Aquele que estuda a Bíblia Sagrada com o objetivo de apenas adquirir conhecimento é o mais miserável dos homens. Não há nenhum louvor em alguém conhecer todas as regras de transito e, no entanto, não obedecê-las, assim é com a Palavra de Deus. Inútil é conhecer todos os mandamentos se não os coloco em pratica em minha vida diária. Inútil é conhecer a verdade se não tenho a intenção de andar ou viver o que ela prescreve para mim. Inútil é saber quais são os propósitos de Deus para minha vida e, deliberadamente, ignora-los.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.