"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

É preciso não se conformar e se transformar pela renovação do entendimento.

Romanos 12:2
 “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Quando dizemos que a Bíblia é o nosso livro de regra de fé e vida prática, estamos convencidos de que tudo que nela está escrito é para o nosso bem-estar físico e espiritual. Deus tem planos bons, agradáveis e perfeitos para seus filhos. Ele quer que nos transformemos em pessoas com mentes renovadas, que vivamos para obedecê-lo e honra-lo. Tendo em vista que Deus deseja somente o melhor para nós e deu seu Filho para tornar essa nova viria possível, Ele assegura que é possível vivermos neste mundo mal sem nos contaminarmos com seu sistema corrompido.

Viver neste mundo corrompido moral e espiritualmente é a oportunidade que Deus nos dá para testemunharmos de que fomos transformados pelo poder do evangelho. Embora, já tenhamos descartado grande parte do comportamento mundano, porém, nossa recusa em nos conformarmos com os valores desse mundo deve ir muito além de comportamentos e costumes; deve estar firmada em nossa mente. Isto é, quando o nosso entendimento é renovado o que muda é a maneira de pensar, pois, é possível evitar muitos dos costumes mundanos e continuar a ser orgulhoso, cobiçoso, egoísta, rebelde e arrogante. Somente quando o Espírito Santo renova, reeduca e redireciona nossa mente somos verdadeiramente transformados.

Nosso Deus, pela Sua Palavra, nos mostra que o mundo e a igreja verdadeira são dois grupos distintos de povo. O mundo está sob o domínio de Satanás e a igreja verdadeira pertence exclusivamente a Deus. Por isso, o crente deve separar-se do mundo. O crente não deve ter comunhão espiritual com aqueles que vivem o sistema iníquo do mundo deve reprovar abertamente o pecado deles. O crente não deve pertencer ao mundo, não se conformar com o mundo, não amar o mundo, antes, o crente deve vencer o mundo, odiar a iniquidade do mundo e ser libertos do mundo.

Amar o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores, interesses, caminhos e prazeres. Significa ter prazer e satisfação naquilo que ofende a Deus e que se opõe a Ele. Satanás tem o mundo organizado em sistemas políticos, culturais, econômicos e religiosos que são inatamente hostis a Deus e ao seu povo e que se recusam a submeter-se à sua verdade.

Quando o cristão relativiza a Palavra de Deus, ele incorre no perigo, grave perigo, de ser conivente ou querer transigir com o pecado. Relativizar a Bíblia é o mesmo que dizer que ela não é inerrante, não é infalível e não é inspirada.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

One thought on “É preciso não se conformar e se transformar pela renovação do entendimento.