"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

As Escrituras como única regra de fé e de conduta.

2 Timóteo 3:16
 “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça…”

No versículo acima, Paulo está instruindo Timóteo acerca do que a Bíblia deve representar na vida de cada crente, independente da idade. A Bíblia ensina a quem não sabe. Quando o crente não sabe nada ou quase nada das coisas de Deus, então é a ele mesmo que a Bíblia quer ensinar, ela é o tesouro do saber para quem quer aprender. A Bíblia tem respostas para as grandes perguntas da vida. “Redarguir” é responder a uma pergunta pertinente. A Bíblia corrige nossos erros. Para sabermos se estamos no caminho certo diante de Deus, diante dos pais, diante da consciência, diante dos homens, diante da igreja, devemos consultar a Bíblia.

O perigo da relativização da Palavra de Deus consiste em tornar seus ensinos temporais, ou seja, o cristão, por influência (independentemente da origem, qualquer influência que nos faz entender a Bíblia por outro ângulo que não seja o de imutável, inerrante, infalível e inspirada Palavra de Deus, só pode ser obra de Satanás) maligna, começa a aceitar que todos os ensinos contidos na Bíblia só podem ser aplicados ao contexto da época em que foram escritos.

Paulo nos ensina que as Escrituras do Antigo Testamento e, de igual modo, a sua declaração demonstra-se verdadeira também em relação ao Novo Testamento, ambos inspirados por Deus. Ele declara que a Palavra de Deus faz com que o ser humano se torne sábio para a salvação, porque ela é a verdade de Deus comunicada aos homens. Não estamos dizendo que o homem sábio pode salvar-se a si mesmo, mas, que ao adquirir a sabedoria divina através da Bíblia, o homem entende sem nenhuma dificuldade que precisa urgentemente ser salvo.

A Bíblia nos oferece, em si mesma, provas irrefutáveis de que sua origem é divina. Ela chegou até nós através da audível voz de Deus – “… Então, veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado e outra vez o glorificarei.”; através de anjos – “Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme …”; através dos profetas – “… Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.”; através de Jesus Cristo – “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu …”; através dos apóstolos – “…depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera.”; através de visões e sonhos – “… Então, foi revelado o segredo a Daniel numa visão de noite…”; através da revelação e inspiração – “Toda Escritura divinamente inspirada…”

O crente, neste último século, tem que estar muito mais vigilante do que os da igreja primeva, não que os problemas que vivenciamos não existiam naquele tempo, mas, com toda certeza, a intensidade era bem menor. Hoje, a influência do mal está em todos os lugares e ela se utiliza de todos os meios para alcançar todas as pessoas. Até mesmo dentro das igrejas isso é perceptível. Porém, como Satanás é ‘expert’ em sutileza e perspicácia, nas igrejas ele não tem mostrado o mal como realmente é. Sua influência dentro das igrejas é para conduzir as pessoas ao engano doutrinário relativizando a Bíblia.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia com comentários de Antônio Gilberto – CPAD
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.