A santificação inicial na jornada.
I Coríntios 6: 11
“E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.”
Para desenvolvermos uma consciência de santidade precisamos compreender as três etapas da salvação, isto é, precisamos compreender o que foi feito por nós quando fomos salvos no passado; precisamos compreender o que está acontecendo no presente para permanecermos salvos; e, por fim, compreender o que acontecerá no futuro quando seremos participantes da glória divina. Sem a devida santificação presente anulamos o que foi feito no passado, bem como, não seremos participantes da bendita esperança que está prometida somente aos que permanecerem salvos.
Assim, a etapa passada da salvação inclui a experiência pessoal mediante a qual nós, como crentes, recebemos o perdão dos pecados e passamos da morte espiritual para a vida espiritual; fomos libertos do poder do pecado para, livremente, nos colocarmos sob o poder do Senhor, do domínio de Satanás para o domínio de Deus. A salvação nos leva a um novo relacionamento pessoal com Deus e nos livra da condenação do pecado.
A etapa presente da salvação (é nesta etapa da salvação que Deus exige dos salvos a santificação) nos livra do hábito e do domínio do pecado, e nos enche do Espírito Santo. Ressaltamos que a santificação não é um processo automático na vida do crente, o crente tem o dever/responsabilidade de almejar ser santo. Nesta etapa da salvação temos o privilégio de um relacionamento pessoal com Deus como nosso Pai e com Jesus como nosso Senhor e Salvador; somos conclamados a nos considerarmos mortos para o pecado e para nos submetermos à direção do Espírito Santo e à Palavra de Deus – “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”; somos convidados para sermos cheios do Espírito Santo e ordenados a continuarmos cheios; nos é exigido a separação do pecado e da presente geração perversa; e, por fim, fomos alistados a fim de travar uma batalha constante em prol do reino de Deus contra Satanás e suas hostes demoníacas.
A etapa futura da salvação – “… que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo” abrange o nosso livramento da ira vindoura de Deus; nossa participação da glória divina e o recebimento de um corpo ressurreto, transformado; também, sob promessas do Pai, estão reservados para os salvos que perseverarem e vencerem, os galardões destinados aos vencedores fiéis. Essa etapa futura da salvação é o alvo que todos os crentes se esforçam para alcançar. Toda advertência, disciplina e castigo do tempo presente da vida do crente têm como propósito preveni-lo a não perder essa salvação futura.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA-CPAD