"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A paz de Deus excede todo o entendimento.

Filipenses 4: 6-7
 “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

Como definição, paz tem o sentido de um estado de calma e tranquilidade, livre de agitação e conflito – um estado de harmonia, de uma ordem mantida sem violência; um estado de amizade e de acordo. A paz significa liberdade de espírito; espiritualidade sem os transtornos que o pecado traz. O termo hebraico envolvido na tradução paz é o bem conhecido ‘shalom’. Além de «paz», esta palavra pode significar bem, feliz, tranqüilo, saúde e prosperidade. O termo grego envolvido é ‘eirene’ que tem as idéias de paz, harmonia, unidade, acordo descanso e quietude, independente da esfera de nossa vida (todos os tipos de paz – ‘eirene’, no Novo Testamento são descritas nas referências mundana, social, individual e espiritual).

A paz com Deus é porção necessária conforme está escrito na carta aos Colossenses – “… e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus” e, isso nos mostra que a ‘inimizade’ foi neutralizada por meio da cruz de Cristo. Essa ‘inimizade’ era entre Deus e o homem, entre homem e homem, e entre cada ser humano e a sua própria alma. Por conseguinte, foi estabelecida uma base geral para a paz, sendo ela de natureza essencialmente espiritual, encontrada através do companheirismo com uma pessoa, o Senhor Jesus.

Espiritualmente falando, paz é uma cultivação (fruto) do Espírito que produz harmonia e tranquilidade a despeito das circunstâncias. A paz do Espírito cria uma harmonia entre Deus e homem que produz a reconciliação. O sentido bíblico de paz é que Cristo é o autor da paz, embora isso também expresse uma verdade. Isso quer dizer que a paz conferida é uma ‘Pessoa’, e que ela se concretiza em uma pessoa, de tal modo que todos que participem dessa comunhão, experimentarão, mui naturalmente, a mesma paz.

A paz é uma das condições da vida, uma condição espiritual na qual vivemos, dentro de uma era perturbada. Pois, a despeito de tratar-se de uma disposição mental, é igualmente uma qualidade espiritual; na realidade, como dissemos é um dos aspectos do fruto do Espírito Santo. A paz é também a confiança no tocante ao futuro, tanto neste mundo material como no mundo da alma. Consiste na confiança da alma, em Cristo Jesus, o que nos conserva vinculados a Ele, em atitude de fidelidade para com Ele e para com os seus ensinamentos.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia Bíblica de Champlin, vol. 4

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.