"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Não devemos pensar mal contra o próximo.

Zacarias 8: 16-17 [KJA]
 “Eis, portanto, o que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; julgai com sabedoria e paz nos tribunais; e ninguém trame em seu intimo o mal contra o próximo, tampouco ame o juramento falso nem a mentira; porquanto Eu rejeito todas essas malignidades! Declara Yahweh”.

Não podemos impedir que os pássaros voem sobre as nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninhos sobre elas. Assim também não podemos nos livrar de sermos tentados, mas podemos lutar para não cairmos em tentações.” Esta frase de autoria de Martinho Lutero reflete com perfeição o assunto desta semana. Controle sobre os pensamentos nós não temos, eles surgem instantânea e espontaneamente, mas o dar prosseguimento no que foi pensado está sobre nosso domínio. Assim, quando o mau pensamento ‘brota’ em nossa mente ele deve ser varrido imediatamente a fim de não germinar e crescer. Isso é bíblico!

A responsabilidade sobre a forma como tratamos nossos pensamentos é exclusivamente nossa. O diabo faz o papel dele, de diabo, nos tentando (até mesmo nos pensamentos) e nós devemos cumprir com o nosso papel de filhos de Deus resistindo e dominando os pensamentos. Foi o que o Senhor disse a Caim – “… sabe que o pecado espreita à tua porta e deseja destruir-te; cabe a ti vencê-lo!” E, Tiago escreveu sobre este assunto ratificando nossa responsabilidade de dominar os maus desejos (que no fundo são tentações) varrendo-os de nossa mente e coração – “Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado. Em seguida, esse desejo, tendo concebido, faz nascer o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.

Imaginem que, hipoteticamente, as pessoas que fazem parte do nosso círculo de amizades pudessem ouvir nossos pensamentos. A pergunta é óbvia – a que número seria reduzido nosso círculo de amizades? Dentre as muitas frustrações que podemos ter na vida, sem duvida alguma, a de sabermos que não somos bem quistos por uma pessoa conforme pensávamos que fôssemos é a pior. É extremamente frustrante para quem se entregou por inteiro (foi sincero e leal) num relacionamento quando a dura realidade é revelada; quando vier à tona que, em todo o tempo, o relacionamento, por parte da outra pessoa, foi uma hipocrisia. Estamos falando de relacionamento interpessoal.

Pensamentos ruins são como ervas daninhas num jardim. As ervas daninhas não precisam esperar a estação própria para germinarem e nem de um tempo propício para se alastrarem. Elas não precisam de cuidados especiais para se desenvolver. Elas simplesmente surgem nos jardins como que num passe de mágica e se não forem arrancadas com suas raízes vão sufocar o que está sendo cultivado com carinho e dedicação. Assim devemos fazer com os maus pensamentos arrancá-los de nossa mente. Como conseguir isso? Quando vierem os maus pensamentos sufoque-os com as ‘coisas que são de cima’ – “Pensai nos objetivos do alto, e não nas coisas terrenas”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.