"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A graça no espírito.

Filemom: v. 25 [KJA]
 “A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de todos vós!

Entendermos como é a composição dor corpo humano (dentro da perspectiva bíblica) faz toda a diferença na forma como vamos usá-lo. É indiscutível que ter consciência de que somos constituídos por três substancias – corpo, alma e espírito – e que, por serem inseparáveis estão destinadas a continuarem unidas por toda a eternidade, nos faz repensar sobre nossa conduta. O corpo é o ‘meio’ que a alma utiliza para se comunicar com o mundo exterior e é, portanto, a ‘ponte’ que faz ligação entre os mundos material e espiritual. O espírito é a substancia humana, essencialmente divina, que norteia o ser humano sobre o que é certo ou errado, de acordo com os padrões divinos.

Em muitas passagens da Bíblia, a palavra espírito é usada para indicar o princípio vital ou energia de vida do homem. Deus é quem outorga esse espírito de vida ao homem – “Esta é, pois, a Palavra de Yahweh para Israel; Palavra do SENHOR que estende os céus, estabelece o alicerce da terra e forma o espírito do ser humano dentro dele”, e é Ele quem sustenta esse espírito de vida – “Tens me concedido vida e misericórdia, e a tua providência tem conservado o meu espírito.” Tanto na vida terrena, como quando por ocasião da morte, quando o espírito separa-se do corpo físico, o homem só pode entregar o seu espírito aos cuidados de Deus – “Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me resgataste, SENHOR, o Deus verdadeiro.

Em um sentido menos absoluto para melhor compreensão, o espírito humano também é a animação e a vivacidade que o corpo possui, física e psiquicamente. E quando um homem se desanima, ou perde a coragem, segundo as Escrituras é descrito como a falha ou a partida do espírito de dentro dele – “Esmorece em mim meu espírito; meu coração, dentro de mim, está em pânico.” Paralelamente a isso, a restauração após esse estado é descrita como se o espírito retornasse ou estivesse sendo reavivado dentro do homem (por exemplo – “No entanto, quando repetiram toda a história e as palavras que José formalmente lhes rogara que transmitissem, e quando observou as finas carruagens que José enviara para levá-lo, então se reanimou o espírito de seu pai Jacó”.

Da mesma forma, a ressurreição física da filha de Jairo foi descrita como a volta de seu espírito ao seu corpo físico – “Imediatamente o espírito dela retornou, e no mesmo momento ela se levantou, e Ele mandou que lhe dessem algo para comer.” Além disso, a renovação da vida em sua correta relação com Deus, é citada como a doação de um novo espírito, enquanto que a contínua operação da graça divina é o reavivamento do espírito dos abatidos – “Porquanto assim afirma o Alto e Sublime, Aquele que vive para sempre, e cujo Nome é Santíssimo: Habito no lugar mais majestoso e santo do universo; contudo, estou presente com o contrito e humilde de espírito, a fim de proporcionar um novo ânimo ao quebrantado de coração e um novo alento ao coração arrependido!

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.