"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Há um espírito no homem.

Jó 32: 8 [KJA]
 “Contudo, o homem tem um Espírito, e o sopro do Todo-Poderoso, que lhe proporciona entendimento.

A Bíblia afirma que os seres humanos foram criados à imagem de Deus. Mas, o que, de fato, significa isso? Antes de falarmos sobre o que é a imagem de Deus, explicaremos de forma reduzida e superficial o que ela não é. A imagem de Deus não é uma semelhança física – opinião esta abraçada por algumas seitas e ‘teólogos’. Bíblia declara que Deus, que é Espírito onipresente, não pode ser limitado a um corpo físico – “Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Bom seria que todos os crentes fossem profundos conhecedores do hebraico e grego, a fim de compreenderem com mais clareza o que, realmente, está registrado na Bíblia. Em algumas situações, ficamos à mercê de ridículas interpretações que algumas pessoas fazem do texto sagrado. Como já dissemos anteriormente, o hebraico não possui tradução literal. Muitos termos do hebraico na Bíblia só podem ser efetivamente compreendidos quando aquilo a que o termo se refere estiver no contexto da narrativa. Ou seja, um termo no hebraico pode nos conduzir a muitos significados e, da mesma forma, muitos termos no hebraico podem nos conduzir a um só significado. 

No contexto da lição desta semana, para abordarmos o assunto sobre a alma a humana temos que voltar no Éden. Está registrado no relato da criação as palavras do Senhor Deus – “Façamos o homem [‘adam – “humanidade”] à nossa imagem, conforme a nossa semelhança“. ‘Adam’ no hebraico não é o nome do primeiro homem, mas, sim, um termo que traz um sentido amplo, cujo significado é ‘humanidade’. Então, o texto bíblico pode ser lido da seguinte forma: – “Façamos a humanidade…” Outros textos bíblicos demonstram com clareza que os seres humanos, embora descendentes de Adão e Eva e já caídos (ao invés de criados diretamente por Deus), continuam a levar a imagem de Deus.

Paulo, ao escrever aos crentes Colossenses disse – “… vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade“. Esse versículo indica que a imagem de Deus pertence à nossa natureza moral –intelectual – espiritual. Ou seja, a imagem de Deus na pessoa humana é algo que somos, e não algo que temos ou fazemos. Isso está em perfeito acordo com o propósito de Deus na criação da humanidade. Primeiro: o homem foi criado para conhecer, amar e servir a Deus. Segundo: relacionamo-nos com outros seres humanos e temos a oportunidade de exercer o domínio apropriado sobre a criação de Deus. A imagem de Deus em nós ajuda-nos a fazer exatamente essas coisas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada.
– Teologia Sistemática, Stanley Horton

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.