"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Deus abre a madre da mulher estéril.

Gênesis 25:21
 “E Isaque orou instantemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.

Não podemos deixar de notar que a promessa de Deus feita a Abrão, dentro da ótica humana era algo impossível de acontecer, ou, se acontecesse, demoraria uma ‘eternidade’. A mulher de Abrão era estéril; a mulher de Isaque, também, era estéril; e, como se fosse pouco, a mulher que Jacó amava, também sofria do mesmo mal. Nos três casos citados o que resolveu o problema do casal foi a oração. Abraão e Sara esperaram mais de vinte e cinco anos pela resposta do Senhor; Isaque e Rebeca esperaram quase vinte anos, assim, também, Jacó e Raquel esperaram longa data para ter filhos legítimos.

Bem sabemos que o propósito da oração não é conseguir que seja feita nossa vontade no céu, mas que seja feita a vontade de Deus na Terra. Assim como Isaque, todo casal hebreu queria ter filhos, por isso, Isaque não estava orando de modo egoísta, antes e melhor do que isso, estava preocupado com o plano de Deus para cumprir sua aliança e abençoar o mundo todo através do Messias prometido. A verdadeira oração implica preocupar-se com a vontade de Deus, não com nossos próprios desejos, e apropriar-se das promessas de Deus na Palavra.

Assim como Isaque suplicou a Deus por um filho, o Senhor nos encoraja, por Sua Palavra, a pedir, e até mesmo implorar, pelas coisas mais intimas e importantes. Deus quer atender os nossos pedidos, e mesmo sendo Onisciente, Ele requer que façamos nossos pedidos a Ele. Ele. Ainda assim, como Isaque aprendeu. Deus pode adiar sua reposta por um momento com a finalidade de aprofundar nossa percepção sobre o que realmente necessitamos, ampliar nosso reconhecimento por suas respostas, ou permitir que amadureçamos para que usemos seus dons com mais sabedoria.

Rebeca, assim como Sara, era estéril, e Isaque teve que pedir a Deus o próximo filho da promessa, de cuja descendência o Redentor um dia nasceria. Dessa maneira, Deus acentua o princípio espiritual que a redenção, a herança espiritual e o cumprimento do concerto, não se concretizam por meios divinos, mas em resposta à oração de quem busca a face do Senhor. Noutras palavras, a oração é o meio pelo qual Deus quer cumprir suas promessas e bênçãos.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Comentário Bíblico Expositivo do Velho Testamento, W. W. Wiersbe
– Bíblia de estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.