Em que lugar estão as ovelhas do aprisco?
Ezequiel 34: 6
“As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque.”
O princípio bíblico dá um sentido bem amplo sobre o termo ‘pastor’. Os pastores eram conhecidos como ‘profissionais’ que alimentavam e protegiam os rebanhos – “… Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor, ao seu rebanho”, que procuravam as ovelhas perdidas – “Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão” e que livravam dos animais ferozes as ovelhas que estivessem sendo atacadas – “Assim diz o SENHOR: Como o pastor livra da boca do leão as duas pernas ou um pedacinho da orelha…”
No período bíblico dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, os filhos de Jacó foram identificados como pastores. Em vista de sua ocupação de pastores, os filhos de Jacó, quando se mudaram para o Egito, não tiveram permissão de viver nos mesmos lugares com os egípcios, que consideravam os pastores uma abominação.
Champlin enumerou algumas características do Verdadeiro Pastor na sua enciclopédia. Eis algumas: – O verdadeiro pastor pode entrar legalmente no aprisco das ovelhas. Isso aponta para a missão messiânica autêntica de Jesus e à sua autoridade; O trabalho do verdadeiro pastor é coroado de sucesso e ele entra apropriadamente no aprisco; O bom pastor instrui as suas ovelhas com a sua palavra e o seu exemplo, e as guia; O bom pastor vive bem familiarizado com as suas ovelhas, e elas o conhecem bem, o que indica comunhão.
O pastor verdadeiro guia o rebanho, tanto nesta vida como em direção à vida eterna e, não apenas ensinando teoricamente, mas sendo exemplo moral das ovelhas e vai adiante delas. O verdadeiro pastor é inteiramente devotado ao seu rebanho e dá a própria vida pelas suas ovelhas. Fica implícito aqui, no caso de Cristo, a expiação realizada na cruz do Calvário, porém, mais particularmente ainda, a vida que lhes é conferida através do sacrifício do pastor, isto é, a vida eterna.
O verdadeiro pastor garante a segurança do rebanho, tanto agora como para toda a eternidade, mediante a autoridade que lhe foi conferida pelo Pai, com quem Cristo tem perfeita união, tanto no tocante à sua natureza quanto no que diz respeito aos seus desígnios.
Todas essas características fazem violento contraste com os falsos pastores, que são indivíduos totalmente egoístas e perversos, e que, na realidade, não podem oferecer qualquer dessas vantagens e bênçãos ao rebanho de Deus. Por conseguinte, é dito aqui que o verdadeiro pastor, que é Cristo, entra pela porta, isto é, pelos canais espirituais competentes, porquanto não tem necessidade de iludir, posto que todos os seus propósitos são benévolos.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 5 (Extraído e adaptado)