"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Jesus é a entrada acessível para as suas ovelhas.

João 10: 15-16
 “Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

Quando Jesus diz, de si mesmo, que é o Bom Pastor e, também, a Porta pela qual seu rebanho tem que passar para ter acesso ao Pai, Ele está afirmando que não existe outro acesso ao Pai que não seja Ele. Jesus como ‘Bom Pastor’ não significa que está nos conduzindo para sermos membros de uma igreja (local) que mais se aproxima da Verdade, mas que está nos congregando em Si mesmo, no seu corpo espiritual (a igreja que será arrebatada). Como ‘Porta’, Ele não está declarando que é somente um lugar por onde as pessoas devem passar, mas que, isso sim, é o único acesso disponível para aqueles que desejam viver nova vida nEle.

É inacreditável o que vamos escrever, mas é a mais dura e crua realidade. Infelizmente existem crentes (das mais variadas denominações evangélicas) que pensam (convictamente) de que as bênçãos de Deus só repousam sobre o grupo de pessoas que pertence à sua própria igreja (local). De acordo com os conceitos destas pessoas, somente a ‘sua’ igreja é a que está fazendo a ‘obra de Deus’ e que, por isso, as bênçãos do Pai não pode e nem devem recair sobre mais ninguém. Tais pessoas não entenderam, ainda, o que, de fato, significa ser rebanho do Senhor Jesus e, muito menos, o que significa ser cidadão do Reino de Deus.

Em seus discursos, o Senhor Jesus sempre usava um vocabulário que fosse facilmente compreendido pelos seus ouvintes. Ele sempre associava a mensagem com aquilo que as pessoas daquele tempo estavam acostumadas a ver diariamente ou que, pelo menos, soubessem associar o discurso com a cena da vida diária da Palestina. Dessa forma, ao falar de rebanho de ovelhas e Pastor, os ouvintes tinham completa noção de que a noite, as ovelhas são levadas para o aprisco, um abrigo com altos muros e portão bem protegido com ferrolhos, onde descansam sob a vigilância de um porteiro. De manhã, cada pastor chega e é admitido pelo porteiro mediante um sinal combinado; então, cada um chama suas próprias ovelhas. As ovelhas seguem-no ao reconhecer a sua voz; não reconhecem a voz de um estranho, e o próprio porteiro não admitiria um estranho. Deste modo, qualquer falso pastor, querendo furtar as ovelhas, teria de pular o muro.

O ensino que o Senhor deseja nos transmitir nesta passagem de João aponta para as características da liderança espiritual. Há modos lícitos e ilícitos de se obter acesso às pessoas e assumir autoridade sobre elas. Há o caminho certo, divino, para entrar no ministério cristão, e há o caminho errado e humano. Quem quiser ministrar às almas dos homens deve passar por Cristo, a Porta, sendo vocacionado e enviado por ele, comovido pelo seu espírito de compaixão. É através dele que os pastores assistentes têm acesso ao rebanho.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– João, o Evangelho do Filho de Deus, Myer Pearlman.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.