A diferença entre o verdadeiro pastor e o mercenário.
João 10: 12-14
“Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.”
O sentido bíblico que caracteriza a função pastoral é totalmente distinto do que estamos acostumados a ver no meio cristão. Deturparam completamente o significado da função pastoral. Desde o Antigo Testamento os pastores eram conhecidos por alimentar e proteger seu rebanho – “… Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?”; por buscar a ovelha perdida e por resgatar aquelas que eram atacadas – “Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.”
Moisés era pastor quando Deus o chamou para conduzir Israel para fora do Egito – “E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe.” Davi também era pastor quando Deus o chamou para ser rei de Israel – “Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui.” A vida do pastor era uma excelente preparação para alguém que deveria liderar o povo de Deus.
De acordo com esta visão que a Bíblia nos dá sobre a função pastoral, os profetas do Antigo Testamento se dirigiam à pessoa de YAHWEH designando-O como o Pastor que alimenta Israel – “Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os braços, recolherá os cordeirinhos e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente.” Jeremias fala de Deus como alguém semelhante a um pastor que protege seu rebanho e Ezequiel completa este conceito de Deus como pastor descrevendo-o como um Deus que busca seu rebanho (versículo acima).
Com um significado totalmente oposto ao do pastor, mercenário é alguém (no sentido bíblico) que não possui um chamado para exercer a função pastoral. Literalmente, mercenário é alguém que age ou trabalha somente por dinheiro ou pelas vantagens que lhe são oferecidas; é um interesseiro, só faz algo quando vê as possibilidades de se auto-promover – “Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.” Neste versículo, o Senhor Jesus prova que o mercenário só está com as ovelhas enquanto pode se aproveitar delas, pois num tempo de adversidade, ou quando as ovelhas mais precisarem, ele foge delas a fim de não ser incomodado ou não sacrificar-se ao menos um pouco por elas.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 5