Uma evidência bíblica da Ressurreição do Corpo.
João 11: 24
“Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.”
A doutrina bíblica da Ressurreição nos ensina que ela é um ato de Deus, isto é, de ressuscitar dentre os mortos o corpo do salvo e reuni-lo à sua alma e espírito, dos quais esse corpo esteve separado entre a morte e a ressurreição. A Bíblia nos revela pelo menos três razões por que a ressurreição do corpo é necessária. Em primeiro lugar, é em razão de o corpo ser parte essencial da total personalidade do homem; em segundo, o ser humano é incompleto sem o corpo. Por conseguinte, a redenção que Cristo oferece abrange a pessoa total, inclusive o corpo. O corpo é o templo do Espírito Santo; na ressurreição, ele voltará a ser templo do Espírito, e em terceiro, para desfazer o resultado do pecado em todas as áreas, o derradeiro inimigo do homem (a morte do corpo) deve ser aniquilado pela ressurreição.
As Escrituras do Antigo Testamento, assim como as do Novo Testamento ensinam a ressurreição futura do corpo – “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção (Salmos) / Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela (atos dos Apóstolos)”. Nossa ressurreição corporal está garantida pela ressurreição de Cristo – “Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.”
Em termos gerais, o corpo ressurreto do crente será semelhante ao corpo ressurreto de Nosso Senhor – “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.” Mais especificamente, o corpo ressurreto será: um corpo que terá continuidade e identidade com o corpo atual e que, portanto, será reconhecível; um corpo transformado em corpo celestial, apropriado para o novo céu e a nova terra; um corpo imperecível, não sujeito à deterioração e à morte; um corpo glorificado, como o de Cristo; um corpo poderoso, não sujeito às enfermidades, nem à fraqueza; um corpo espiritual, não natural, mas sobrenatural, não limitado pelas leis da natureza; um corpo capaz de comer e beber.
Quando os crentes receberem seu novo corpo se revestirão da imortalidade. As Escrituras indicam pelo menos três propósitos nisso: para que os crentes venham a ser tudo quanto Deus pretendeu para o ser humano, quando o criou; para que os crentes venham a conhecer a Deus de modo completo, conforme Ele quer que eles o conheçam; a fim de que Deus expresse o seu amor aos seus filhos, conforme Ele deseja.
Os fiéis que estiverem vivos na volta de Cristo, para buscar os seus, experimentarão a mesma transformação dos que morrerem em Cristo antes do dia da ressurreição deles. Receberão novos corpos, idênticos aos dos ressurretos nesse momento da volta de Cristo. Nunca mais experimentarão a morte física.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal (Pág. 1766 extraído e adaptado).
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.