Aprendendo a humildade com Jesus Cristo.
Mateus 11: 29
“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”
O simbolismo bíblico que se aplica aos termos ‘jugo’ e ‘canzil’, citado pelos profetas Isaías, Jeremias e Ezequiel, originalmente no hebraico, é o de uma servidão pesada e incômoda. Visto que, na época, muitos israelitas oprimiam seus compatriotas, até mesmo através de medidas econômicas desonestas e exploradoras. O contexto histórico mostra a violência reinante contra o ser humano. O verbo correspondente ao substantivo (original hebraico) significa tropeçar, cambalear, e até mesmo no substantivo há a transmissão da idéia de um movimento cambaleante, como de alguém que transportasse pesado fardo.
A oferta de Jesus de nos posicionar junto a Ele – lado a lado (ou como dizem aqui no Espírito Santo – ‘na Sua beira’) – debaixo do Seu jugo, não é, conforme a descrição literal do termo, para dividirmos com Ele a carga que levou. Porque, na verdade, o jugo de Jesus nunca foi um peso para Ele, mas apenas uma forma didática para ensinar seus seguidores a viverem como Ele. Não basta estar debaixo do jugo com Ele, além disso, devemos estar atentos e assimilar tudo quanto tem para nos ensinar.
Na prática, o jugo, em uma junta de animais, é colocado sobre um animal que é mais forte e mais fácil em obedecer às ordens do condutor, enquanto o outro animal sendo mais fraco, mesmo que seja insubordinado às ordens terá que seguir pelo caminho que o mais forte for. Evidentemente, essa regra não se aplica ao que o Senhor Jesus está dizendo de Si mesmo. Ele não obriga ninguém em caminhar com Ele. Essa caminhada não é por imposição, mas voluntária.
Outra característica interessante é a de que para nos posicionarmos junto dEle no Seu jugo, a primeira coisa que devemos fazer é nos desfazermos do nosso próprio jugo, ou seja, devemos abandonar nossas ‘cargas’ e assumirmos nosso lugar ao lado de Jesus. Não estamos dizendo que devemos deixar nossos problemas de lado e continuar a vida como se eles não existissem. Não é isso! Porém, existem certas situações onde esgotamos nossas forças e não vemos resultado positivo, sendo assim, porque gastarmos energia em algo que não será resolvido por nossa vontade e força?
A promessa de Jesus é que ao assumirmos lugar ao lado dEle, no seu jugo, nós encontraremos descanso para a nossa alma. Ainda que nosso corpo físico esteja abatido e fatigado pelas agruras desta vida, ao lado de Jesus, junto dEle, no seu jugo nossa alma estará descansada e feliz.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.