"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Uma experiência contínua.

Efésios 5: 18 [ACF]
 “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”.

O propósito desta primeira lição é o de enfatizar de forma definitiva que os crentes (membros do corpo ‘místico’ de Cristo – a Igreja) não serão bem sucedidos na jornada pelo mundo, e muito menos em sua vocação espiritual, sem a presença do Espírito Santo de Deus consigo. Como igreja do Senhor somos advertidos, na carta escrita por Paulo aos Romanos, sobre o destino funesto da humanidade sem Deus – “E mudaram a glória do Deus incorruptível…. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus coraçõesPois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o CriadorPor isso Deus os abandonou às paixões infames…”

Daniel menciona “mudanças” como uma das características do tempo do Anticristo – “E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.” Essas mudanças são muitas e injustificáveis, como a teologia da libertação, o culto da prosperidade, além de um elevado número de fatos e eventos registrados na Bíblia transformados em doutrina pelos falsos mestres.

Resumindo em poucas palavras, o que distingue a incontáveis denominações cristãs uma das outras é a forma como cada uma pratica aquilo que entenderam (por conveniência ou ignorância) das doutrinas bíblicas. Admitindo ou não, não se trata de opinião pessoal, há um padrão bíblico para a igreja – “Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.” Os edificadores; neste caso não se trata apenas dos pastores, obreiros ou líderes de departamentos, mas todos os crentes, devem atentar para o que está escrito em Coríntios – “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele… pois a obra de cada um se manifestará”. Cuidado! Não estamos ‘trabalhando’ em algo que é nosso, mas administrando algo tremendamente precioso para Deus – vidas humanas.

Ao longo da história, a igreja teve que se deparar com tendências e movimentos que distorciam os ensinos dos apóstolos e criavam grupos que denegriam a imagem da igreja. Mesmo que suas raízes estejam no cristianismo, algumas igrejas se transformaram em organizações que conscientemente perverteram o ensino apostólico e nunca foram, de fato, igrejas de Cristo. Outras igrejas deram os ‘primeiros passos’ no cristianismo, mas se afastaram da fé.

Diante desta situação como podemos, então, discernir entre as incontáveis denominações as verdadeiras das falsas? A resposta é simples – a Palavra que está sendo pregada e vivida na prática. O Novo Testamento estabelece a igreja na verdade revelada de Deus. Os apóstolos estabeleceram a igreja pela pregação da Palavra de Deus. A comunhão da igreja é preservada por aqueles que dão continuidade no ensino apostólico. O crescimento de uma igreja é definido pelo ensino sistemático da Palavra de Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de estudo Aplicação Pessoal.
– A Igreja, Edmund Clowney

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.