"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Arrependimento, batismo e o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 2: 38-39 [ACF]
 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

Quando os ouvintes de Pedro, constrangidos pelo que ouviram e, agora, conscientes do estado deplorável da espiritualidade em que se encontravam, compungidos em seus corações fizeram uma pergunta sobre a qual eles, realmente, não sabiam a resposta – “… perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos…?” A resposta de Pedro indica três elementos imprescindíveis para uma verdadeira conversão. É necessário arrependimento, e isso significa abandonar o pecado. Ser batizado em nome de Jesus Cristo publicamente manifesta nosso arrependimento e fé, e esse ato ainda nos identifica simbolicamente com a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo. O Espírito Santo é dado como dom e selo da conversão, capacitando o crente a viver uma vida de fé.

O simples arrependimento não é o bastante para resolver as questões que envolvem o pecado. Além do arrependimento, é necessário que se peça perdão a Deus, e viver como pessoas perdoadas. Um dos principais temas do livro de Atos é que a mensagem de salvação por intermédio de Jesus Cristo é estendida não apenas ao povo do Israel, mas ainda a – “… tantos quantos Deus […] chamar”. Os gentios estavam longe em dois sentidos: estavam geograficamente distantes de Israel e, de maneira ainda mais significativa, estavam ‘longe’ do conhecimento do único Deus verdadeiro.

O arrependimento envolve tanto uma mudança de conceitos como uma mudança na forma de agir. É muito comum encontrarmos pessoas que mudaram seus conceitos, mas que continuam com as mesmas práticas de outrora, bem como encontramos, também pessoas que mudaram sua forma de agir, mas os conceitos continuam os mesmos. Podemos até mudar nossos conceitos e ações por temor ou por motivos convenientes; mas nosso coração ainda ama nossas velhas mazelas e, chegado o momento, recairemos nelas. O verdadeiro arrependimento envolve uma mudança de mentalidade e uma mudança na ação.

Quando nos arrependemos recebemos o dom do Espírito Santo (não os dons espirituais, mas o próprio Espírito Santo habitando em nós). A presença do Espírito Santo em nós é imprescindível para nos ajudar a não cair nos mesmos enganos (pecados) dos quais nos arrependemos. Entra em nossa vida um poder que não é nosso, o poder do Espírito Santo, e com ele podemos vencer nas batalhas que jamais sonhamos ganhar, e resistir aquilo que por nós mesmos não poderíamos resistir. No momento do verdadeiro arrependimento somos libertos da alienação e do medo do passado, e equipados para enfrentar as batalhas do futuro.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Atos, W. Barclay

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.