Ungido para pregar
Lucas 4: 18 [ACF]
“O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração…”
Neste versículo (e, também o 19) Jesus está explicando o propósito do seu ministério ungido pelo Espírito Santo. A unção do Espírito Santo na vida do crente lhe dá disposição para pregar o evangelho aos pobres, aos necessitados, aos aflitos, aos humildes, aos abatidos de espírito, aos quebrantados de coração e aos que temem a sua Palavra; concede poder para curar os aflitos e oprimidos. Essa cura envolve a pessoa inteira, tanto física quanto espiritual, bem como, abrir os olhos espirituais dos que foram cegados pelo mundo e por Satanás, para agora verem a verdade das boas-novas de Deus. Também concede autoridade para proclamar o tempo da verdadeira liberdade e salvação do domínio de Satanás, do pecado, do medo e da culpa. Todos os que são cheios do Espírito Santo devem participar do ministério de Jesus, da maneira descrita acima. Para fazermos assim, precisamos estar profundamente conscientes da extrema necessidade e miséria da raça humana, resultante do pecado e do poder de Satanás uma condição de escravidão do mal, desolação, cegueira espiritual e males físicos.
Ao fazer referência ao cumprimento da profecia de Isaías acerca do poder do Espírito Santo sobre Ele, Jesus usou também a mesma passagem para sintetizar o conteúdo do seu ministério, a saber: pregação, cura e libertação – “O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes.”
O Espírito Santo ungiu Jesus e o capacitou para a sua missão. Jesus era Deus, mas Ele também era homem – “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” Como ser humano, Ele dependia da ajuda e do poder do Espírito Santo para cumprir as suas responsabilidades diante de Deus – “Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.” Somente como homem ungido pelo Espírito, Jesus podia viver, servir e proclamar o evangelho. Nisto, Ele é um exemplo perfeito para o crente; cada crente deve receber a plenitude do Espírito Santo.
Como uma das suas missões atuais, o Espírito Santo toma aquilo que é de Cristo e o revela aos crentes. Isto quer dizer que os benefícios redentores da salvação em Cristo nos são mediados pelo Espírito Santo. O mais importante é que Jesus está bem perto de nós. O Espírito nos torna conscientes da presença pessoal de Jesus, do seu amor, da sua bênção, ajuda, perdão, cura e tudo quanto é nosso mediante a fé. Semelhantemente, o Espírito atrai nosso coração para buscar ao Senhor com amor, oração, devoção e adoração.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia com comentários de Antônio Gilberto