Adorando no Espírito.
Efésios 5: 18-19 [ACF]
“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração”.
O que Paulo está declarando neste versículo (18) demonstra que a plenitude do Espírito Santo depende do modo como o crente corresponde à graça que lhe é dada para viver em santificação. Isso quer dizer que a pessoa que não tem o domínio de si mesma (embriagada com vinho) pode ser, ao mesmo tempo, ‘cheia do Espírito’. Paulo adverte todos os crentes que se entregam voluntariamente às obras da carne; que os que cometem tais coisas – “… não herdarão o reino de Deus.” Além disso, “… os que cometem tais coisas…” não terão a presença interior do Espírito Santo, nem a sua plenitude.
“Enchei-vos” é um tempo verbal que no grego tem o significado de ‘ser enchido repetidas vezes’. A vida espiritual do filho de Deus deve experimentar a renovação constante – “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”.
Experimentamos enchimentos repetidos do Espírito Santo quando mantemos uma fé viva em Jesus Cristo, estamos repletos da Palavra de Deus – “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração”, oramos, damos graças e cantamos ao Senhor, servimos ao próximo e fazemos aquilo que o Espírito Santo quer – “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.”
Quando experimentamos a plenitude do Espírito Santo todos os dias, cumpre-se o que está escrito – “Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.” Todos os nossos cânticos espirituais, tanto na igreja como em particular, devem ser inteiramente dirigidos a Deus, como orações de louvores ou petições – “E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.”
Cantar louvores ou qualquer cântico espiritual pode ser uma forma de manifestação sobrenatural do Espírito Santo – “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.” O cântico cristão é uma expressão de alegria e tem como propósito adorar e louvar a Deus. Nossa adoração por meio de louvores não deve ser passatempo, nem exibição de talentos individuais.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.