Os mentirosos ficarão de fora do Céu.
Apocalipse 22: 15 [ACF]
“Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”
A mentira é, realmente, um tema que deixa um bocado de crente em aperto, porque, além de ser abominada por Deus, ela exclui o mentiroso do Céu. Mas, e quanto ao crente que ‘esporadicamente’ profere uma ‘mentirinha insignificante’. Estaria ele perdendo seu tempo perseverando em manter-se salvo? Uma coisa é certa: o crente que profere mentiras e, ainda assim, tem sua consciência tranquila está correndo sérios riscos de perder sua salvação, mas os que se arrependem, mesmo depois de corrigirem o que a ‘mentirinha’ provocou, indiscutivelmente (pois a Bíblia diz que prestaremos conta de tudo o falamos e fazemos), deixarão de receber (no Céu) as bençãos prometidas aos salvos.
A Bíblia fala do julgamento do crente (não é um julgamento para salvação) como algo sério e solene, mormente porque inclui para este a possibilidade de dano ou perda – “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo”; de ficar envergonhado diante dEle ‘na sua vinda’, e de queimar-se o trabalho de toda sua vida. Esse julgamento, não é para sua salvação, ou condenação. É um julgamento de obras.
Tudo será conhecido. No que é concernente à mentira, Deus examinará e revelará abertamente, na sua exata realidade, nossas palavras proferidas, mesmo em secreto; nosso caráter; nossas boas obras e atitudes mentirosas; e, as razões pelas quais nós mentimos. Em muitos casos, o uso da mentira denota nossa falta de amor ao próximo. Em suma, o crente terá que prestar contas da sua fidelidade ou infidelidade a Deus e das suas práticas e ações, tendo em vista a graça, a oportunidade e o conhecimento que recebeu – “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”
As mentiras do crente, quando ele se arrepende, são perdoadas no que diz respeito ao castigo eterno, mas são levadas em conta quanto à sua recompensa – “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” As boas ações e o amor do crente são lembrados por Deus e por Ele recompensados – “Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis”.
Os resultados específicos do julgamento do crente serão vários, tais como: obtenção ou a perda de alegria, aprovação divina, recompensa e honra. A perspectiva de um iminente julgamento do crente deve aperfeiçoar neste o temor do Senhor, e levá-lo a ser sóbrio, a vigiar e a orar, a viver em santa conduta e piedade e a demonstrar misericórdia e bondade a todos.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA – CPAD
A paz do Senhor irmão Erivelton.
Sou leitora dos seus comentários porque são simples as palavras fáceis de entendê-las. Além disso, são cristocêntricas. Conteúdo Bíblico. O último parágrafo poderia detalhar melhor quando se refere a partir da obtenção ou perda da alegria…
Graça e Paz minha querida irmã Berenici.
Gosto de dizer que muitos assuntos na Bíblia são mistérios cujo conhecimento só quem tem é Deus. Por mais que estudemos a Bíblia e nos tornemos “doutores’ em doutrinas biblicas, ainda assim, vai ter assunto que nosso comentário não passará de mera especulação.
O que comentamos no ultimo parágrafo citado pela irmã, fala mais precisamente dos galardões que, como está escrito na Bíblia, estão reservados para os salvos. A nossa interpretação do que esta escrito na Bíblia é que, embora muitas pessoas vão ser salvas, entretanto, as recompensas – os galardões – serão proporcionais ao que tiverem feito aqui no mundo. Não se fala especificamente de obras, mas também de modo de viver.
Espero ter ajudado a irmã na compreensão. Se não, pode perguntar de novo.
Deus te abençoe.