"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Identificando a natureza dos conflitos.

Atos dos Apóstolos 6: 1-2 [ACF]
 “Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

Quando lemos na Bíblia a respeito da Igreja Primitiva, somos informados sobre os milagres, a solidariedade, a generosidade e a comunhão dos crentes e podemos desejar ter feito parte desta Igreja ‘perfeita’. Mas, na verdade, a igreja Primitiva tinha problemas, assim como temos hoje. Nenhuma igreja foi ou jamais será perfeita até que Cristo e seus seguidores estejam unidos em sua segunda vinda. Todas as igrejas têm problemas. Se as deficiências da nossa igreja nos afligem, perguntemos a nós mesmos: uma igreja perfeita permitiria que eu fosse um de seus membros? Então, façamos a nossa parte para tornar a nossa congregação melhor.

Havia um problema interno na igreja Primitiva – os judeus de origem hebraica falavam hebraico; os judeus helenistas falavam grego; estes judeus de outras partes do mundo provavelmente se converteram ao cristianismo no Pentecostes. Os crentes que falava grego reclamaram que suas viúvas não eram tratadas de forma justa. Talvez esse favoritismo não fosse intencional; a causa seria a barreira causada pelo idioma. Para corrigir a situação, os apóstolos constituíram sete homens respeitáveis que falavam grego como responsáveis pelo programa de distribuição de alimentos. Isto resolveu o problema e permitiu que os apóstolos mantivessem seu foco no ensino e na pregação das Boas Novas de Jesus.

Atentemos para a forma como os apóstolos trabalharam para contornar o problema. Eles estipularam que os sete varões deviam apresentar evidências de terem continuado fielmente sob a influência do Espírito Santo. Porque, tal como na Igreja Primitiva, a realidade que vivemos nas igrejas nos dias de hoje é a de que nem todos os crentes estão na plenitude do Espírito. Noutras palavras, aqueles que deixam de andar fielmente segundo o Espírito cessarão de ser cheios do Espírito – “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

Em vista disto, a Bíblia nos ensina que os problemas que surgem nas igrejas, de ordem administrativa, devem ser tratados por pessoas ‘espirituais’. Ainda que estas pessoas ‘espirituais’ não sejam catedráticas para ocuparem alguma função na igreja, cremos firmemente que pelo simples fato de serem ‘espirituais’ são as mais indicadas para exercerem a função que se lhe designar. Muitas igrejas estão enfermas, nos dias de hoje, por que os que têm voz ativa em tais igrejas, são pessoas carnais, arrogantes, soberbas e prepotentes. Que tipo de edificação espiritual, tais pessoas podem proporcionar aos que desejam ser crentes fiéis?

De acordo com o texto bíblico, os requisitos dos homens que cuidariam da distribuição dos alimentos deveriam ter boa reputação e ser cheios do Espírito Santo e de sabedoria. As pessoas que tem grandes responsabilidades e que trabalham próximas a outras devem ter estas qualidades. Devemos procurar homens e mulheres espiritualmente sábios e maduros para liderar nossas igrejas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.