"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Fiel até a morte nas perseguições contra a fé.

Apocalipse 2: 10 [ACF]
 “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Apocalipse retrata as circunstâncias históricas durante o reinado de Domiciano (ele foi o primeiro imperador romano a exigir adoração para si ainda vivo), o qual exigiu que todos os seus súditos lhe chamassem de ‘Senhor e Deus’. Sem dúvida, o decreto do imperador originou um confronto entre os que se dispunham a adorá-lo e os crentes fiéis que confessavam que somente Jesus era “Senhor e Deus”. Assim, o livro foi escrito num período em que os crentes enfrentavam intensa perseguição por causa de seu testemunho.

Ao revelar a João as coisas que estavam para acontecer e o que ele deveria escrever, o livro é, simultaneamente, uma advertência aos crentes que se tornaram apáticos (acomodados ou alienados), e um estímulo àqueles que fielmente suportaram as lutas neste mundo. Jesus, nas páginas do Apocalipse, nos assegura de que o bem triunfará sobre o mal, nos dá esperança quando enfrentamos momentos difíceis e orientação quando estamos vacilando na fé. A mensagem de Cristo à Igreja é de esperança a todos os crentes, de todas as gerações.

Esmirna era uma cidade famosa por seus jogos atléticos. A coroação era feita com os louros da vitoria, um troféu concedido ao campeão dos jogos. Se formos fiéis, receberemos o premio da vitoria – a vida eterna – “Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” A mensagem a Igreja em Esmirna consistia em que os crentes permanecessem fieis durante as provações, porque Deus estava no controle de tudo e eles poderiam confiar em suas promessas. Jesus nunca disse que se formos fieis a Ele jamais teremos problemas, sofrimentos ou perseguições. Na verdade, devemos ser fieis a Ele durante nossos sofrimentos.

A perseguição vem de Satanás, não de Deus. O príncipe dos demônios leva os crentes a serem lançados na prisão e até mortos. Mas estes não precisam temer a morte, porque ela resultará no recebimento da coroa da vida. O Diabo pode atingir seu corpo terreno, mas não poderá causar-lhe nenhum dano espiritual. Ainda que seja muito intensa, qualquer perseguição será relativamente curta; ela tem um início e um final definido, e Deus tem o completo controle da situação.

A dor é parte da vida, mas não é fácil suportá-la, não importa qual seja a causa. Jesus elogiou a Igreja em Esmirna por sua fé durante o sofrimento. Em seguida, encorajou os crentes dizendo que não deveriam temer o futuro se permanecessem fiéis.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 3

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.