"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Proclamando as Boas-Novas do Reino de Deus.

Atos dos Apóstolos 8: 12 [ACF]
 “Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.

Pregar o evangelho é o ato de comunicar o evangelho. É o que chamamos de evangelização ou o ato de evangelizar. A palavra evangelização indica ação. Assim, evangelizar é a comunicação do evangelho à alguém de tal maneira que conduza este a tomar uma decisão consciente de aceitação ou rejeição à pessoa de Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Sabemos pelas escrituras que o Evangelho deve ser pregado por todos os crentes, mas quem convence e opera o novo nascimento é o Espírito Santo. Sabemos, também, que Deus deu ao homem capacidade volitiva para decidir se quer ou não seguir a Cristo. Aquele que evangeliza lança a semente, mas é o Senhor que dá crescimento.

Não existe curso que capacite alguém a tornar-se um evangelizador, o que temos é um exemplo a ser imitado – Jesus Cristo. O Senhor Jesus é o Mestre por excelência. Jesus promete êxito na tarefa, se cumprimos a condição de O seguirmos – “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” ‘Ir’ após Ele não é apenas segui-Lo pelo caminho, mas imitá-Lo no modo de vida. Devemos ter consciência de que o êxito no dever de evangelizar não significa exatamente que todos os ouvintes se converterão. Isto não aconteceu com o Senhor Jesus, quando esteve corporalmente entre nós na terra, nem com os apóstolos.  A Palavra levada pelos Apóstolos não foi aceita por todos os seus ouvintes.

Naturalmente, cada ser humano que houve a Palavra de Deus, que é evangelizado, há de sentir-se responsável pela sua reação, não perante quem lhe prega o evangelho, mas diante de Deus. Testificar aos homens, apresentando-lhes as verdades do Evangelho ou Boas Novas a cerca de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, é obrigação séria e responsabilidade de cada crente. Entretanto, o crente não deve evangelizar se sua motivação for apenas por causa da ‘imposição’ de Jesus, a obra de evangelização deve ser feita por um coração dominado pelo amor a Deus e ao próximo.

Como crentes não podemos ficar indiferentes diante da realidade que estamos vivendo e, dos apelos ao evangelismo que a própria Bíblia (Palavra de Deus) nos faz. Em Isaías, o próprio Deus faz um apelo ao evangelismo – “… A quem enviarei, e quem há de ir por nós?”. Jesus, em seu ministério reforçou esse apelo – “… Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.” E, o Espírito Santo confirma que a obra de evangelização é algo que está no coração de Deus, disse – “… disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 3

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.