"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Os gentios no plano da salvação.

Romanos 15: 12 [ACF]
 “Outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, e naquele que se levantar para reger os gentios, os gentios esperarão.

O maior exemplo de ministério deve sempre ser Jesus Cristo, ou então, se quisermos imitar o ministério de alguém que seja de alguém que esteja imitando a Cristo – “… Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.” Jesus Cristo veio, em primeiro lugar, para ministrar aos judeus, a fim de que, por meio de Israel, o Evangelho fosse ministrado aos gentios. O princípio de evangelismo ‘primeiro ao judeu’ foi seguido tanto no ministério de Cristo aqui na terra quanto no ministério da Igreja desde seu início. Diferente de Jesus, João Batista, por exemplo, veio ministrar à nação de Israel a fim de prepará-la para o Messias. Quando Jesus começou seu ministério, dedicou-se somente ao povo de Israel. Quando enviou seus apóstolos, ordenou- lhes – “… Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel”.

Depois de sua ressurreição, Jesus ordenou que os apóstolos permanecessem em Jerusalém e começassem seu ministério nessa cidade. O período registrado no capitulo sete de Atos é caracterizado por um ministério voltado exclusivamente para os judeus e gentios prosélitos. E, posteriormente, no capítulo oito, vemos o evangelho ser levado aos samaritanos e, no capítulo dez aos gentios. Daí por diante, então, pelo ministério de Paulo, as boas-novas foram proclamadas por todo o império romano – “E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

No período do Antigo Testamento, Deus escolheu Israel para ministrar aos gentios; em vez disso, porém, Israel imitou os costumes idólatras dos gentios e teve de ser disciplinado. No período do Novo Testamento, Deus escolheu os cristãos judeus para levar as boas-novas aos gentios, e eles lhe obedeceram. Muitos textos bíblicos dão evidências disto. – “E para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto eu te louvarei entre os gentios, e cantarei ao teu nome”, aqui judeus glorificando a Deus em meio aos gentios; “E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo” e, depois os gentios alegrando com os judeus.

Hoje, judeus e gentios louvam a Deus juntos na igreja. O verbo ‘esperar’, no final do versículo base deste comentário é, na verdade, o termo ‘esperança’. Em outros tempos, os gentios ‘não [tinham] esperança’, mas agora, em Cristo, têm esperança. Os crentes não apenas têm esperança, mas também alegria, paz e poder. O Espírito Santo de Deus compartilha com eles essas bênçãos, à medida que se entregam a ele.

Pelo fato de os judeus cristãos terem sido fiéis em levar o evangelho aos gentios, hoje, as nações do mundo têm a oportunidade de crer em Cristo como seu Salvador.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento, Warren. W. Wiersbe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.