A graça salvadora dispensada a todos.
Tito 2: 11 [ACF]
“Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens”.
Deus concede uma medida da sua graça como dádiva aos incrédulos – “Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã…”, a fim de poderem crer no Senhor Jesus Cristo. O teólogo reformador João Calvino foi um dos principais defensores de que a graça de Deus não depende da vontade ou méritos humanos, mas sim da vontade soberana de Deus. Assim, Calvino argumentava que Deus, em Seu plano divino, elegeu certos indivíduos para a salvação e lhes concede esta graça (de maneira irresistível) para alcançarem a redenção. Todavia, encontramos na Bíblia inúmeras citações que dizem exatamente o contrário da teologia calvinista – A graça de Deus pode ser resistida ou recebida em vão – “E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão”.
A doutrina da graça irresistível (teologia calvinista) não significa que toda influência do Espírito Santo não pode ser resistida. Significa que o Espírito Santo pode sobrepujar toda resistência e tornar sua influência irresistível. Estevão diz aos maiorais dos judeus – “Homens de dura cerviz, incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis”. Paulo, na carta que escreveu aos Efésios e aos Tessalonicenses, fala sobre entristecer e apagar o Espírito – “Não extingais o Espírito.” Em toda a Bíblia vemos passagens onde Deus deu ordens que foram resistidas. Na verdade, toda a história de Israel no Antigo Testamento é repleta de resistência.
A doutrina da graça irresistível significa que Deus é soberano e pode sobrepujar toda resistência quando quiser. Daniel declarou que – “… segundo a sua vontade Ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?” o salmista escreveu que – “Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.” Quando Deus empreende cumprir seu propósito soberano, ninguém pode resisti-lo com sucesso.
Mais especificamente, graça irresistível se refere à obra soberana de Deus de sobrepujar toda rebelião do nosso coração e trazer-nos à fé em Cristo Jesus para que possamos ser salvos. Se nossa doutrina da depravação total é verdadeira, não poderia existir salvação sem a realidade da graça irresistível. Se estamos mortos em nossos pecados, totalmente incapazes de nos submetermos a Deus, então nunca creríamos em Cristo a menos que Deus sobrepujasse a nossa rebelião. A graça de Deus é irresistível neste sentido, e não no sentido de que Ele salvará quem não entende que precisa ser salvo.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.