A igreja local como um organismo vivo.
I Coríntios 12: 12 [ACF]
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.”
No primeiro capítulo de sua carta, Paulo mencionou sobre o problema das divisões na igreja em Corinto. Fazendo nova avaliação, no capítulo três, Paulo atribui como causa de alguns problemas, não somente a zelos ou pleitos, que mencionou no versículo três – “Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?”, mas a uma percepção errada do que é a igreja. Podemos resumir sua tese nas seguintes palavras – se os crentes tivessem uma correta compreensão a respeito da igreja, teriam uma perspectiva correta de seus líderes; nunca os exaltariam como estavam fazendo. O conceito de Paulo é que a conduta imatura dos coríntios era em virtude da compreensão inadequada que tinham da igreja.
Biblicamente a igreja é chamada de o corpo de Cristo para explicar nossa união com Cristo, bem como, nossa comunhão uns com os outros. Dessa forma, quando entendemos com mais clareza como funciona um corpo com seus sistemas e membros, entendemos que numa igreja as pessoas são como todas as partes do corpo e estão ligados e trabalham juntas, os crentes devem trabalhar unidos para a obra de Deus. Assim como a cabeça comanda o resto do corpo, Jesus comanda a igreja. Ser “corpo” de Cristo é uma metáfora sobre nossa associação com Jesus e com nossos irmãos cristãos. A igreja é o representante de Jesus na terra e cumpre suas ordens, assim como o corpo cumpre as ordens da cabeça.
Cada pessoa salva é um membro do ‘corpo’ de Cristo, unido a Jesus e ao resto do ‘corpo’/igreja. Assim como órgão, sistema, músculo, membros e células do corpo têm uma função importante, cada crente tem uma função na obra da igreja. Todos os membros do corpo de Cristo são importantes. Muitas vezes valorizamos mais as posições de liderança, mas cada função é importante e necessária para o bom funcionamento da igreja.
Os crentes formam apenas o ‘corpo’ da igreja. Jesus Cristo é a ‘cabeça’ deste corpo. O crente deve estar ciente de que ele é apenas membro do corpo. Ele sozinho não é corpo. A ‘cabeça Jesus coordena todo o trabalho que o corpo tem a executar. Paulo comparou o corpo de Cristo ao corpo humano. Cada parte tem uma função específica, necessária para o organismo como um todo. Os órgãos têm diferentes funções, mas em suas diferenças devem trabalhar juntos. Os crentes têm de evitar dois erros comuns – orgulharem-se de suas habilidades e pensarem que não tem nada a oferecer a Igreja. Em vez de nos compararmos uns com os outros, devemos usar nossos diferentes dons, juntos, para divulgar as Boas Novas da salvação.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Sinais de Uma Igreja Viva, John Stott