"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Estamos sujeitos às enfermidades.

I Timóteo 5: 23 [KJA]
 “Por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades, não bebas somente água, mas também um pouco de vinho.

A Bíblia declara de forma inquestionável que as consequências do pecado não se aplicam apenas na dimensão espiritual. O próprio Deus assegurou que por causa do pecado de Adão toda a criação está sofrendo – “Então voltou-se para o homem e ordenou: Porque escutaste a voz de tua mulher e comeste da árvore que Eu te proibira comer, maldita é a terra por tua causa! Com sofrimentos obterás do solo o teu alimento, todos os dias da tua vida. A terra produzirá espinhos e ervas daninhas, e tu terás de comer das plantas do campo.” No que diz respeito ao ser humano, o pecado afetou o corpo, a alma e o espírito causando sérios, trágicos e, em alguns casos, irreparáveis danos físicos, morais e espirituais.

Sobre as enfermidades (sejam físicas, psicossomáticas ou espirituais) não estamos dizendo que elas são, diretamente, provenientes do pecado. Mas, se formos buscar a raiz (a origem) de alguma delas (algumas, e não todas), sem duvida alguma a principal causa é algum tipo de desvio espiritual. Que fique bem claro que não estamos dizendo que as enfermidades são consequências de pecados, mas que algumas delas têm origem em práticas que são condenáveis pela Bíblia. Aquilo que a Bíblia reprova ou condena, ela não o faz simplesmente porque Deus não gosta disso ou daquilo, mas para que o homem, tendo consciência disto, saiba desfrutar, com sabedoria, de tudo quanto Deus colocou à sua disposição – “… Eis que vos dou todas as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes: esse será o vosso alimento!

O que queremos enfatizar é sobre a responsabilidade que temos (como seres humanos) de sermos comedidos em tudo o que fazemos, inclusive na questão dos alimentos que ingerimos para a manutenção do nosso corpo. Havemos de concordar num ponto – nós nos alimentamos muito mal. E, neste ponto, nossa alimentação é precária não por causa da quantidade ingerida (salvo algumas exceções), pois, afinal, graças ao Bom Deus, não nos falta recursos para a provisão de nosso sustento, mas que, mesmo tendo recurso, às vezes, nós consumimos alimentos que não proporcionam nenhum beneficio para o bom funcionamento do corpo.

A grande maioria das enfermidades adquiridas (com algumas exceções) é proveniente da má alimentação. Um corpo mal alimentado está suscetível a inúmeras doenças e, da mesma forma que o corpo, no aspecto físico, sofre com a falta de nutrientes indispensáveis para o bom desempenho de todos os órgãos e sistemas, igualmente, no sentido espiritual, nossa alma e espírito padece pela falta de um ensino vivo e eficaz que a Palavra de Deus produz.

Aquilo que somos é produto daquilo que ingerimos.  

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA – CPAD

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.