"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Deus sonda o nosso interior e os desígnios de nosso coração.

Salmos 139: 23-24; 19: 12-13 [KJA]
 “Sonda-me, ó Deus, e analisa o meu coração. Examina-me e avalia as minhas inquietações! Vê se há em mim algum sentimento funesto, e guia-me pelo Caminho da vida eterna!
 “Quem pode perceber os próprios erros? Purifica-me dos que ainda não me são claros. Da mesma forma livra o teu servo do orgulho, para que ele nunca me domine; então experimentarei a integridade, e serei inocente de grande transgressão.

O quanto nós estamos dispostos a mudar nossa maneira de viver estando conscientes de que todas as nossas palavras e todos os nossos pensamentos são examinados por Deus? Muitos crentes são dominados pela culpa. Preocupam-se com o fato de poderem ter cometido algum pecado inconscientemente, feito algo bom com intenções egoístas, falhado ao executar uma tarefa ou ignorado o que deveriam ter feito. A culpa pode desempenhar um papel importante para nos aproximar de Cristo e para manter nosso comportamento de modo apropriado, mas ela não nos deve debilitar ou tornar temerosos. Deus perdoa completamente até os pecados que cometemos inconscientemente.

No salmo dezenove, vemos uma meditação de Davi sobre a criação, a Palavra e o perdão de Deus. À medida que Deus se revela na grandeza e complexidade da natureza, aprendemos a respeito do seu poder e de nossa limitação. À medida que Deus revela seu caráter através das Escrituras, aprendemos (temos consciência) sobre a Sua santidade e a nossa pecaminosidade. À medida que Deus se revela através de experiências diárias, aprendemos sobre seu perdão que nos livra da culpa.

Dizer que o universo surgiu por acaso é absurdo. Sua complexidade e organização dão evidências de que um Arquiteto magnífico o projetou pessoalmente. Estamos cercados por incontáveis e extraordinárias demonstrações da habilidade de Deus: os céus dão a dramática evidência de sua existência, de seu poder, amor e cuidado. Quando escreveu sobre a criação, Davi usou “Elohim”, o Nome que fala do grande poder de Deus; no entanto, quando escreveu sobre a Palavra de Deus, por sete vezes ele usou “Javé”, pois o Deus da criação também é o Deus da revelação pessoal para seu povo.

O apóstolo Paulo se referiu a este salmo quando explicou que todos estão cientes da existência de Deus, porque a natureza proclama a sua existência e o seu poder – “… pois o que de Deus se pode conhecer é evidente entre eles, porque o próprio Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido observados claramente, podendo ser compreendidos por intermédio de tudo o que foi criado, de maneira que tais pessoas são indesculpáveis.

Enquanto a natureza aponta para a existência de Deus, a Bíblia nos fala sobre seu plano de salvação. O povo de Deus deve explicar para os demais como podem ter um relacionamento com o Senhor. Embora a maioria das pessoas acredite em um Criador por causa da evidência da natureza, todavia, elas precisam saber sobre o amor, a misericórdia e a graça de Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
 – Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.