Deus faz além daquilo que pedimos ou pensamos.
Efésios 3: 20 [KJA]
“Àquele que é poderoso de realizar infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos, de acordo com o seu poder que age em nós, a Ele seja a glória na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, por toda a eternidade. Amém!”
Os dois últimos versículos do capítulo três da carta escrita aos Efésios é um doxologia — oração em louvor a Deus — concluindo a primeira seção desta carta de Paulo. Nessa primeira seção, Paulo descreve o papel atemporal da Igreja. A partir do capítulo quatro, ele explica como os membros da igreja devem viver a fim de promover a unidade desejada por Deus. Somente quando seus filhos (crentes verdadeiros) chegarem a esse nível de fidelidade (quando estivermos vivendo segundo o que está proposto nos versículos 16-19), a ação do poder de Deus que opera nos crentes e por meio deles é ilimitada e que vai além da nossa compreensão, Cristo será totalmente glorificado com a honra que merece de sua igreja.
Então, seguindo o que a Bíblia nos propõe na carta escrita por Paulo aos crentes de Éfeso, devemos ter nosso “homem interior” fortalecido, “fortalecido com poder” pelo Espírito, é ter nossos sentimentos, pensamentos e propósitos colocados cada vez mais sob sua influência e orientação, de tal maneira que o Espírito possa manifestar seu poder através de nós, em medida cada vez maior. A busca por esse fortalecimento pelo Espírito nos proporcionará alcançar os seguintes propósitos: que Cristo estabeleça a sua presença em nossos corações; que sejamos fundamentados em amor sincero a Deus, a Cristo e ao próximo; que compreendamos e experimentemos em nossa vida o amor de Cristo; e, que sejamos “cheios de toda a plenitude de Deus”, que a presença de Deus nos encha de tal modo que reflitamos e manifestemos, desde o íntimo do nosso ser, o caráter e a estatura do Senhor Jesus Cristo.
Paulo diz que o amor de Deus e absoluto e atinge cada aspecto de nossa experiência. O amo de Deus vai além de nossa experiência e alcança o mundo inteiro. O amor de Deus cobre a duração de nossa vida. O amor de Deus atinge as alturas de nossa celebração e exaltação. Seu amor alcança as profundezas do desanimo, do desespero e até da morte. Deus fará por nós, não somente mais do que pedimos e desejamos em oração, como também mais do que nossa imaginação possa alcançar. Esta promessa é condicionada ao grau da presença, poder e graça do Espírito Santo em nossa vida.
A oração de Paulo, em favor dos crentes, é por ‘força’ (disposição) e por uma experiência mais profunda que leve os crentes a compreenderem (alcançarem) o grande amor do Senhor, o que resultará em serem “cheios de toda a plenitude de Deus”. Então, não é de se admirar que Paulo tenha encerrado o capítulo três com uma doxologia, uma bênção apropriada para tal oração.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada.
