"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

As ovelhas do aprisco precisam de ser bem tratadas.

Ezequiel 34: 2-4
 “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel…: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.

Quando dizemos que alguns textos bíblicos parecem notícias que ouvimos ou lemos através dos veículos do meio de comunicação em nossos dias, isso se dá pelo fato de que aquilo que a Bíblia diz desde a antiguidade é a ‘figura’ de uma realidade que as gerações pós escrito viveram. Por exemplo, esse texto do profeta Ezequiel, entendido na sua literalidade, parece ter sido escrito por alguém dos nossos dias. Ainda que alguns queiram argumentar sobre questões temporais, sociais e culturais, o que verdadeiramente nós vemos é uma profecia apontando para uma realidade que algumas ‘igrejas’ estão vivendo atualmente.

A profecia de Ezequiel não apontava somente sobre os pastores religiosos. A profecia incluía todos os pastores/líderes de Israel, ou seja, seus reis, sacerdotes e profetas (política, religião e, pasmem os que deveriam estar falando em nome de Deus). Com sua cobiça, corrupção e egoísmo, deixaram de guiar o povo de Deus no caminho em que Ele os queria. Exploravam o povo, e manipulavam os cidadãos para obterem lucro pessoal, ao invés de lhes assistir espiritual e socialmente. Esses líderes, portanto, eram culpados do cativeiro de Judá, e Deus ia julgá-los. Em contraste com os pastores infiéis,

 Ezequiel criticou os lideres de Israel por cuidarem de si mesmos, em vez de cuidarem de seu povo. Ele apontou os pecados e pronunciou o julgamento. Então prometeu que um bom Pastor (o Messias) viria e cuidaria do povo como os lideres deveriam ter feito. Esta bela mensagem retrata o destino dos antigos pastores, o trabalho do novo Pastor e o futuro das ovelhas. Ezequiel profetizar que um dia Deus enviaria um Pastor segundo seu próprio coração (o Messias), que realmente cuidaria do povo. Então, o rebanho, ao invés de ser explorado e manipulado, teria chuvas de bênção.

Deus julgará os lideres religiosos, que agem de maneira egoísta, que estão apegados as suas preocupações, e negligenciam seu serviço aos outros. Os lideres espirituais devem ter o cuidado de não buscar o progresso próprio à custa das pessoas abatidas ou perdidas. Quando damos excessiva atenção as nossas necessidades e aos nossos ideais, podemos estar colocando Deus de lado e abandonando aqueles que dependem de nos.

A profecia de Ezequiel também diz que, pela falta dos líderes de Israel, o próprio Senhor assumiria a direção do seu povo. Ele cuidaria do seu rebanho, julgaria entre as ovelhas, carneiros e bodes, e estabeleceria um concerto de paz.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.