"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Jesus é o Bom Pastor que orienta suas ovelhas.

João 10: 2-4
 “Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

Para entendermos a mensagem que Jesus está transmitindo neste ensino usando uma linguagem figurada, devemos compreender de forma bem clara o cenário que Ele está usando para ilustrar a mensagem. O curral ou aprisco, nos tempos dos pastores de ovelhas na Palestina, era um lugar fechado que servia para proteger as ovelhas dos azares das intempéries, dos ladrões e das feras. Localizado perto da residência de um dos proprietários, ou armado nas colinas onde as ovelhas pastavam, o curral não tinha telhado, suas paredes eram feitas de pedra, e contava apenas com uma porta, que servia de entrada e de saída. Usualmente abrigava diversos rebanhos, cada um dos quais retinha a sua identidade, visto que cada pastor conhecia suas ovelhas e era bem conhecido por elas, havendo entre pastor e ovelhas uma grande relação de dependência.

A figura do aprisco (sua arquitetura e a finalidade do uso) aponta para Jesus e sua obra redentora. As paredes deste um aprisco falam da proteção de Deus ao ‘rebanho’ que segue a Cristo. Na Bíblia, mais precisamente no livro de Jó, o próprio Satanás reconhece que há uma barreira posta por Deus, entre ele (Satanás) e os que foram feitos filhos de Deus em Jesus Cristo – “Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.” O salmista, também afirma que – “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.” Para entrarmos no refúgio que encontramos em Deus só temos acesso por Jesus Cristo (a única porta do aprisco). Não existe outro meio de entrarmos neste refúgio.

Jesus é também o Pastor que nos conduz mansamente, a fim de que entremos por Ele neste descanso. Este descanso não fala especificamente da vida eterna, mas de vivermos descansados neste mundo, confiando em nosso Deus. Viver descansados neste mundo indica uma vida sem ser afligido pelos problemas diários. É seguir o exemplo de Jó – mesmo sofrendo todas aquelas calamidades, em nenhum momento deixou de dar honra ao nosso Deus.

Em suma, na figura de um aprisco temos, então, a obra da Trindade. Deus Pai é a proteção para todos os que entram no descanso por Jesus Cristo (a porta) e o Espírito Santo é o ‘porteiro’ que vai permitir o acesso apenas aos estiverem devidamente ‘credenciados’ para entrar.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
 – Bíblia de Estudo MacArthur.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.