Suportando as provações.
Mateus 10: 19,23 [ACF]
“Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer… Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.”
Certamente, se há na esfera espiritual, um campo extremamente difícil de conquistar, sem duvida alguma, esse campo é o nosso próprio coração (o centro de nossos conceitos e sentimentos). Temos muito ainda que batalhar contra preconceitos, arrogâncias, filosofias, pensamentos, comportamentos e sentimentos que insistem em permanecer arraigados em nós. É o que Paulo escreveu sobre o querer fazer e não conseguir por causa da natureza carnal que insiste em governar nosso ser. Tiago, também escrevendo sobre esse auto-domínio, fala mais especificamente sobre um órgão do nosso corpo que se não for dominado, certamente, nos colocará em apuros.
A orientação de Jesus para seus seguidores não se aplica apenas sobre a questão do vocabulário que vamos usar, mas, também com que espírito falaremos. Infelizmente há, em nosso meio, pessoas que não são convertidas e, por isso, sob o verniz de uma espiritualidade santa habita um ser carnal. Pessoas que dentro das igrejas são verdadeiros anjos, mas no que diz respeito ao tratamento com outros na sociedade, são verdadeiros demônios – são arrogantes, impacientes, murmuradores, infiéis e mal educadas. Outra coisa para qual devemos atentar sobre a questão de não nos preocuparmos com que havemos de falar, é que isso não diz respeito a um argumento de auto defesa, mas o fato de sermos induzidos pelo Espírito de Deus a usar as palavras certas na propagação e defesa do evangelho.
A Bíblia deixa bem claro que as perseguições devem ser esperadas e, elas virão de onde menos se espera, todavia, isso não é razão para que o crente fiel entre em desespero, muito pelo contrário, o crente fiel está convicto de que em toda e qualquer circunstância ele está protegido por Deus – “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Tanto em Isaías quanto em Mateus a palavra ‘quando’ é taxativa no que diz respeito ao embates desta vida. O Senhor Deus de antemão avisa seus filhos que a perseguição acontecerá. Isso é fato!
A perseguição não é algo que supostamente pode acontecer ao crente, mas uma realidade que muitos já estão vivendo em seu dia a dia. A promessa de Deus é que “quando’ isso acontecer (não é se acontecer) estaremos seguros em suas potentes mãos.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.