O valor de sábios conselhos na resolução de conflitos.
Provérbios 13: 10 [ACF]
“Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.”
Ter sabedoria é pensar bem e agir bem em qualquer empreendimento realizado, seja secular ou espiritual. Deus é a principal fonte de todo o bom pensamento e de toda a boa realização, pois seu espírito vive no homem, é expresso nele e conduz o caminho. O Criador permanece com Sua criação, orientando, dando recompensas e punindo. A sabedoria pode ser destreza mecânica e habilidade nos trabalhos manuais – “Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal”; sagacidade, aprendizado, experiência, aplicação do conhecimento. A sabedoria é um atributo de Deus e um presente especial de Deus ao homem. Jesus, o Cristo, era a sabedoria personificada.
Indagações a respeito de como um homem pode obter sabedoria continua sendo uma pergunta de grande importância. Algumas pessoas defendem a idéia de que ela pode ser naturalmente adquirida. Não resta a menor duvida de que a habilidade humana para adquirir sabedoria é reconhecida; mas tal sabedoria, de acordo com a Bíblia, vem apenas do temor do Senhor – “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Para o judeu, a sabedoria era a aplicação da verdade divina à experiência humana e somente “… os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”. Os jovens eram especialmente encorajados a se aplicarem à busca pela sabedoria; a fazer seus ouvidos atentos à sabedoria e a inclinar seus corações ao entendimento.
Do ponto de vista bíblico a sabedoria vem de Deus; deve ser encontrada com Deus. A sabedoria humana é dada por Deus. E dada em resposta à oração, como previamente observado, quando os homens buscam seu conselho. No Novo Testamento a sabedoria de Deus está especialmente associada com seu Espírito. Em última análise, o homem possui sabedoria apenas como um dom de Deus; ela vem pela revelação divina. Este é especialmente o conceito do Novo Testamento – “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”, mas também é indicado no Antigo Testamento – “Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.”
Deus, a fonte da verdade, é encontrado em todos os ramos do conhecimento e é o objeto real dc todo o conhecimento. Isto significa que mesmo o chamado ‘conhecimento secular’ é, de fato, apenas um ramo da teologia. Todas as disciplinas tentam seguir o raciocínio divino e, quanto mais descobrem, mais revelam o intricado trabalho da mente divina.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 6