Respondendo ao “Ide” de Jesus.
Mateus 28: 19 [ACF]
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
Tenho dito que se a ênfase da Grande Comissão dada aos discípulos por Jesus estiver no “IDE”, então nós (ou a grande maioria de nós, inclusive eu) estamos falhando no seu cumprimento. No grego, o termo usado originalmente e, que foi traduzido por “IDE”, não funciona como um imperativo, mas como um particípio que pode ter força imperativa se estiver associado ao que, realmente, é imperativo. Sendo assim, ‘ir’ será inútil se não for para fazer discípulos e, infelizmente é o que mais temos visto no meio cristão evangélico – algumas igrejas enviando seus ‘missionários’ com a comissão de fazer mais membros para a denominação.
Fazer discípulos demanda conhecimento das doutrinas bíblicas. Fazer discípulos exige do discipulador comunhão e submissão ao Espírito Santo. Dificilmente, um discípulo será forjado em eventos esporádicos na igreja. Por mais que a agenda da igreja esteja lotada de eventos ‘gospels’, não são nestas ocasiões que surgem os verdadeiros discípulos de Jesus. Um discípulo é feito com o ensino sistemático da Palavra de Deus. É na Bíblia que podemos dar ao discípulo respostas para todas as suas questões e, assim, dissipar todas as dúvidas. Entretanto, o ensino sistemático da Bíblia ao discípulo, não deve visar encher-lhe de conhecimento, mas de conscientizá-lo a obedecer a Palavra de Deus – obedecer a Jesus.
Que tipo de critério se usa para certificar que uma igreja está expandindo? Obviamente que o título da lição desta semana está sugerindo uma expansão (podemos dizer assim) territorial. Ou seja, a ‘expansão’, neste caso, é quando uma igreja que está ultrapassando seus limites (quatro paredes) com o objetivo de alcançar mais almas para o Reino de Deus. Não temos a menor duvida que isso, além de necessário é um dever da igreja. Mas, em toda a história da igreja não temos nenhum relato de uma igreja que tendo as portas sido abertas numa localidade, com o passar do tempo se fechou porque, tanto a liderança quanto os membros saíram para fazer obra missionária.
Queremos fazer uma analogia com o pão que o padeiro produz. Por mais que a massa seja sovada ou, por mais critério que o padeiro use nas medidas exatas de todos os ingredientes, a massa não crescerá se não colocar o ingrediente adequado para promover isso – o fermento. Uma igreja não tem como expandir (nem territorialmente, nem internamente) se não estiver sendo instruída na Palavra de Deus. O crescimento (ou expansão) de uma igreja deve acontecer de dentro para fora. Primeiro, os membros da igreja devem estar devidamente instruídos do papel que eles têm a desempenhar neste mundo, pois, se eu não sei o que estou fazendo aqui, como posso instruir alguém acerca deste assunto?
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.