"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Espírito derramado sobre todos.

Atos dos Apóstolos 10: 44 [ACF]
 “E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.

O que Deus quer dizer quando, na Sua Palavra, Ele declara de Si mesmo que – “Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas”, é que, independente, do que o homem tenha alcançado para si mesmo aqui neste mundo, seja social, cultural ou economicamente, bem como, independente do que tenha feito de bom ou de ruim, a este será dada, também, a oportunidade de alcançar salvação em Jesus Cristo. O sacrifício de Jesus é suficiente e capaz de proporcionar salvação a qualquer pessoa.

Cornélio e Pedro eram pessoas muito diferentes. Cornélio era um homem rico, um gentio, um militar. Pedro era um pescador judeu, que se tornou um pregador do evangelho. Mas o plano de Deus incluía ambos. Naquele dia, na casa de Cornélio, um novo capítulo da história do cristianismo foi escrito, quando um líder cristão judeu e um cristão gentio convertido descobriram algo significativo sobre o outro. Cornélio precisava de Pedro, a fim de ouvir as Boas Novas e conhecer o caminho da salvação. Pedro precisava de Cornélio, para saber que os gentios estavam incluídos no plano de Deus.

Na reunião ou, melhor dizendo, no culto que aconteceu na casa de Cornélio, o Espírito Santo deu testemunho aos seis judeus presentes de que aqueles gentios haviam, verdadeiramente, nascido de novo. Afinal, aqueles homens não haviam tido a mesma visão que Pedro nem entendido que agora os gentios estavam em pé de igualdade com os judeus. O que aconteceu naquele culto – o derramar do Espírito sobre os gentios – foi para deixar bem claro para os crentes judeus que os gentios não estavam sendo inseridos no plano de salvação apenas como espectadores, mas, como participantes em situação de igualdade com eles. Tratou-se de um acontecimento paralelo a Pentecostes – o mesmo Espírito que havia vindo sobre os crentes judeus também viera sobre os gentios. Não é de surpreender que os homens tenham se admirado. Cristãos entre os judeus, samaritanos e gentios receberam o Espírito de Deus e se encontram unidos no corpo de Cristo. ALELUIA!

É extraordinário termos conhecimento do cumprimento das palavras dos profetas do Antigo Testamento – “O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz”; “… e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o Senhor, que faz essas coisas”; e, em outro lugar Ele diz que – “Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui.” Assim, o evangelho foi recebido entre os gentios e, Deus salvou os que outrora estavam ‘excluídos’ (no entendimento dos religiosos judeus) do plano de divino – “Com indignação marchaste pela terra, com ira trilhaste os gentios.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.