"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Alcançando os confins da terra.

Atos dos Apóstolos 1: 8 [ACF]
 “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Tal como Israel falhou no cumprimento da missão que lhe foi designada por Deus – dar testemunho entre os povos pagãos da existência e imanência de um único Deus – algumas igrejas, nos dias de hoje, estão falhando. Que fique entendido que ao usarmos os termos ‘Israel’ e igreja’ não estamos generalizando, pois bem sabemos que, assim como havia em Israel há, também, nas igrejas aquelas pessoas que compreendem o verdadeiro e único objetivo da necessidade de evangelizar. Deus nunca ordenou a Israel que trabalhasse para transformar todas as pessoas em israelitas, assim também, Jesus não incumbiu a igreja de conscientizar as pessoas da necessidade de serem meramente cristãs, mas, muito mais importante que isso, de se tornarem cidadãos do Céu.

Tem muitas igrejas que estão indo pelas mesmas ‘pegadas’ de Israel. Praticando as mesmas coisas que Israel praticou no passado. Inculcando as pessoas com ensinos e conceitos totalmente fora das doutrinas bíblicas. O papel da igreja é ensinar o caminho que se deve andar e como se manter nele, mas a base para este ensino deve ser exclusivamente bíblica. Costumes e tradições de algumas religiões são bons, sem duvida alguma, mas nunca foram meios para salvação. Se não são meios de salvação, então, eles nem devem ser apresentados aos que estão sendo evangelizados.

Assim como os israelitas exigiam que as pessoas se tornassem ‘judeus’ praticantes das tradições do judaísmo, para comprovar sua conversão e fé, muitas igrejas atualmente exigem que o ‘novo convertido’ antes de se tornar crente deve, em primeira mão, se tornar um religioso – ser um adepto e praticante dos costumes e tradições da igreja. Alguns crentes nas igrejas não conseguem ver a conversão na vida de algum ‘irmão ou irmã’ se estes não forem praticantes dos costumes da igreja.

Tenho dito com insistência que a missão da igreja não é a de encher templos, mas, como está ordenado por Jesus, fazer mais discípulos para Ele. Embora o fervor evangelístico entre os cristãos tenha diminuído de uns vinte anos para cá, porém, ainda permanece. Historicamente, depois do período apostólico, somente no século XIX é que tivemos um movimento missionário de abrangência internacional. Agora, no século XXI, ficamos acomodados, porque a velocidade com que as informações circulam pela internet nos faz pensar que todo mundo já tem conhecimento da necessidade da salvação.

Não vejo meu trabalho como algo que seja útil para a evangelização, mas certamente ele serve para ajudar alguns a firmarem os passos e, assim, perseverarem na fé.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.