Implantando igrejas.
Atos dos Apóstolos 11: 20-21 [ACF]
“E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.”
A Bíblia nos ensina, e nos dá como exemplo o apóstolo Paulo, que um plantador de igrejas deve ter plena consciência do chamado divino em sua vida. Deus nos chama e confirma esse chamado no Corpo de Cristo – “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.” Foi assim com Paulo e é com qualquer outro crente que se dispõe a pregar o evangelho.
Na vida de Paulo, tudo começou no caminho para Damasco – “E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” Esse começo tornou-se um elemento motivador no ministério do apóstolo – “… levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda…” Sempre há um ponto de partida em que somos tomados pela consciência daquilo que Deus nos chamou para fazer. Essa consciência do chamado é o fator motivacional que nos faz enfrentar os desafios diante de nós.
O apóstolo Paulo foi experimentado no deserto da Arábia – “Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.” Para forjar o nosso caráter, muitas vezes Deus nos leva ao deserto da vida para falar ao nosso coração – “Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.” É no ‘deserto’ que somos capacitados por Deus para encarar os grandes desafios na missão de pregar o Evangelho e plantar igrejas. O Senhor trabalha em nosso temperamento, caráter e personalidade. As experiências que passamos ao longo da vida podem ser oportunidades de Deus para forjar o nosso caráter.
Toda a estratégia de um plantador de igreja deve levar em conta as Sagradas Escrituras. Nas Escrituras, vemos que igreja local é um lugar onde devemos ter um relacionamento pessoal com Deus; onde há amor pelo pecador; onde há batismo no Espírito Santo para o exercício do serviço; profusão dos dons espirituais, ministeriais e de serviço; há de se ter autoridade do alto para expulsar demônios e curar enfermos; há de ter pregação fiel da Palavra de Deus com a autoridade do Espírito, e vida de oração, pois os ministros não podem deixar de perseverar na Palavra e na oração. Não podemos perder de vista o que nós plantamos, mas é Deus que dá o crescimento e aprova a obra.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.